/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Número grávidas com sintomas de zika mais que dobra no Rio

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Rio - O número de notificações de grávidas com sintomas de zika vírus mais que dobrou na última semana no Estado do Rio de Janeiro. A quantidade de mulheres em gestação que apresentaram manchas vermelhas na pele passou de 341 para 698, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Também houve aumento nos casos de microcefalia registrados no Estado. Até semana passada, havia 45 notificações feitas desde 1° de janeiro. O número passou para 66 casos, um salto de 46%.

Até o momento, 12 gestantes com suspeita de terem contraído zika vírus tiveram a comprovação de que realmente foram infectadas, mas ainda não há confirmação de que os fetos apresentam microcefalia. Todos esses registros ocorreram a partir de 18 de novembro deste ano, quando passou a ser obrigatória a notificação de gestantes com manchas vermelhas na pele. Há registros de pessoas contaminadas pelo zika vírus em 41 municípios fluminenses.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Do total de casos de microcefalia registrados, 55 são de bebês já nascidos e os outros 11 são fetos. Deste total, 20 mulheres relataram histórico de manchas vermelhas pelo corpo ao longo da gravidez.

Há ainda cinco registros da Síndrome de Guillain-Barré no Rio neste ano, um deles com relato de sintomas de zika vírus. Em três casos, a relação entre a doença e o vírus foi descartada. Outro caso continua em investigação.

"A situação é grave e coloca o Rio em uma situação de preocupação. Mas estamos atentos para combater o mosquito. É importante que cada um faça o dever de casa e se preocupe com o próprio quintal", disse o secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto, durante a apresentação do boletim epidemiológico. Após a divulgação dos dados, houve uma conversa online com perguntas e respostas sobre dúvidas a respeito do zika vírus.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Peixoto anunciou que na próxima semana serão entregues 160 carros para serem usados pelos agentes de endemias no combate ao mosquito nos municípios do Estado. O secretário também afirmou que será criada uma sala de situação para acompanhar a evolução do número de infectados pelo zika vírus e os casos em que ocorra agravamento do quadro para microcefalia ou Síndrome de Guillain-Barré.

O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES, Mário Sérgio Ribeiro, pediu que as mães procurem o médico com rapidez e não fiquem desesperadas caso percebam manchas vermelhas na pele. "Há uma relação entre zika vírus e a microcefalia, mas não é 100%. A zika só vai provocar microcefalia se a doença se manifestar de forma aguda", explicou.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.