/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Forças iraquianas retomam do EI complexo estratégico do governo em Ramadi

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Bagdá - Forças militares do Iraque retomaram hoje um estratégico complexo do governo em Ramadi de militantes do Estado Islâmico (EI) que vêm ocupando a cidade desde maio.

Em anúncio transmitido pelas emissoras de TV, um porta-voz militar, o brigadeiro Yahya Rasool, havia, a princípio, anunciado que Ramadi havia sido "tomada das garras odiosas" do EI e sido "totalmente libertada".

Posteriormente, contudo, o general Ismail al-Mahlawi, chefe de operações militares na província de Anbar, esclareceu que as forças iraquianas haviam reconquistado apenas o complexo e que partes de Ramadi permanecem sob controle dos militantes.

Os combatentes do EI se retiraram de cerca de 70% da cidade, mas ainda dominam a área restante. Além disso, as forças do governo não têm controle absoluto de muitos dos bairros de onde os militantes foram expulsos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Os soldados apenas entraram no complexo do governo", explicou Al-Mahlawi. "Não podemos dizer que Ramadi está totalmente libertada. Ainda há bairros sob controle deles e bolsões de resistência."

Ramadi, capital de Anbar, e outras cidades iraquianas foram palco de violentas batalhas entre tropas dos EUA e o predecessor do EI, a Al-Qaeda, nos anos que se seguiram à invasão liderada pelos americanos ao Iraque em 2003, que levou à deposição do ditador Saddam Hussein.

O coronel Steve Warren, porta-voz dos militares dos EUA em Bagdá, descreveu o feito de hoje como um "momento de orgulho para o Iraque".

As forças iraquianas iniciaram a campanha para reconquistar Ramadi, que fica a cerca de 130 quilômetros a oeste de Bagdá, na semana passada. O progresso da ofensiva vinha sendo comprometido por atiradores de elite, por armadilhas e pela destruição de todas as pontes que dão acesso a Ramadi. Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.