/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Cultura popular é tema de seminário em Cachoeiro de Itapemirim

O encontro, para tratar assuntos sobre o patrimônio imaterial da cidade, será às 19h desta terça (8) e é aberto ao público em geral, com a confirmação da participação de 18 mestres

Nenhum
audima
audima
Estão confirmados 18 mestres, todos contemplados pela Lei Mestre João Inácio. Foto: Divulgação/Prefeitura
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A cultura popular de Cachoeiro volta ser o foco do Seminário Municipal sobre Patrimônio Imaterial, que, neste ano, chega à sua quarta edição. Será nesta terça-feira (8), às 19h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Moreira, no bairro Independência, e é aberto ao público em geral.

Estão confirmados 18 mestres de capoeira, caxambu, folia de reis, bate-flechas, charola de São Sebastião e outras manifestações folclóricas regionais, todos contemplados pela Lei Mestre João Inácio, ativada pela Prefeitura em 2010 para salvaguardá-las e garantir reconhecimento a seus representantes.

Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o encontro tem como objetivo manter sempre atualizados sobre a Lei os mestres e grupos que já foram beneficiados e os que podem vir a ser.

O seminário terá como palestrante Sara Passabom Amorim, mestra e doutora em Artes Cênicas. “Um de meus propósitos será debater, com os mestres participantes, como eles vêm transmitindo e desenvolvendo esses saberes dentro das comunidades em que vivem, e, ainda, de que maneira os moradores dessas regiões vêm absorvendo esses conhecimentos”, explica.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Sara, em sua pesquisa de doutorado (“A performance Bantu do Caxambu entre a ancestralidade e a contemporaneidade”), analisou e descreveu as práticas performativas do caxambu, investigando as suas relações entre ritual e jogo.

A Lei Mestre João Inácio é a única do Estado voltada ao registro e preservação do patrimônio imaterial, em nível municipal. Os mestres contemplados por ela assumem o compromisso de disseminar as práticas e os saberes que detêm. Por meio dessa iniciativa, já foram investidos mais de R$ 190 mil.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.