/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Premiado arquiteto argentino visita Vitória após 11 anos e fala sobre mudanças

Müller, que ministrou palestras e participará de encontros com autoridades, afirmou ao jornal online Folha Vitória que o debate do urbanismo na cidade deve ser constante

Redação Folha Vitória
audima
audima
Müller visita Vitória Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O premiado arquiteto argentino Willy Müller, de 54 anos, que mora há mais de dez anos em Barcelona, onde mantém escritórios de arquitetura e design, visitou Vitória nesta quarta-feira (9). Durante a visita, ele falou sobre as potencialidades da Região Metropolitana e da Capital no âmbito arquitetônico.

Müller, que ministrou palestras e participará de encontros com autoridades, afirmou ao jornal online Folha Vitória que o debate do urbanismo na cidade deve ser constante e destacou as potencialidades do Estado.

"Pelo que pude perceber desde a minha última visita a Vitória é que a cidade mantém vivo o interesse no debate da arquitetura e urbanismo. Vitória tem um potencial próprio, mas precisamos frisar em planos de integração regional para que possa ser incluída toda a Grande Vitória", afirma.

O arquiteto destaca, também, o Centro Histórico de Vitória e sobre os desafios de inserir a inovação mantendo a tradição. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
"O Centro Histórico de Vitória tem um valor arquitetônico espacial interessante. Talvez os próprios moradores não saibam o valor da região. O grande desafio arquitetônico é manter a tradição e colocar a inovação. Isso para movimentar, também, o turismo na cidade" diz.

Müller também apontou os desafios de mobilidade urbana nas grandes cidades e seus impactos no mercado de trabalho. "O desafio da mobilidade não é necessariamente, um desafio da arquitetura em si, mas há projetos no mundo, como em Barcelona, das 'low cities'

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04
que são polos comerciais que geram emprego em regiões distantes dos grandes centros. Assim, o trabalhador não demoraria tantas horas no transporte público no caminho de casa para o trabalho", conta.

 Ganhador de vários prêmios na Europa, o arquiteto continua na Capital até esta quinta-feira (10), ministrando palestras e participando de reuniões.

Um dos projetos arquitetônicos de WIlly Müller Foto: Reprodução
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.