/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Arábia Saudita: ao menos cinco mulheres são eleitas para conselhos regionais

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Riyadh - Nova divulgação de resultados das eleições regionais da Arábia Saudita revela que ao menos cinco mulheres conquistaram assentos nos conselhos regionais.

O prefeito de Mecca, Osama al-Bar, revelou que Salema bint Hizab al-Otaibi venceu na cidade de Madrakah e Lama al-Suleiman em Jiddah. Já a agência de notícias oficial saudita cita Hinuwf al- Hazmi, junto com 13 homens, como vencedora na região norte de al- Jawf. Há informações ainda de que Mona el-Emery e Fadhila al-Attawy foram eleitas na região de Tabuk.

Os resultados gerais da capital Riad e outras regiões devem ser divulgados até o final deste domingo pela Comissão Geral de Eleições.

A Arábia Saudita é uma monarquia absoluta e as eleições do conselhos regionais são a única forma de participação popular existente. O conselho, no entanto, possui poderes limitados. Eles podem aprovar orçamentos e supervisionar projetos de desenvolvimento, mas não possuem palavra final sobre como o dinheiro público é gasto. Esta foi a primeira eleição aberta à votação e candidatura de mulheres. As últimas, realizadas em 2005 e 2011, foram exclusivas para homens.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Aproximadamente 7 mil candidatos, sendo 979 mulheres, concorreram aos 2,1 mil assentos ao redor do País. Cerca de 1,35 milhão de homens registraram-se para votar. Entre as mulheres, o número ficou em 130 mil. Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.