/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Aplicativo ajudará banhistas a comunicar acidentes no litoral do Espírito Santo durante o verão

A partir de janeiro, qualquer pessoa que tiver um smartphone poderá denunciar infrações ou informar acidentes envolvendo embarcações por meio do app "Praia Segura"

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
Banhistas poderão notificar qualquer ocorrência envolvendo embarcações no litoral capixaba por meio do aplicativo Foto: TV Vitória

A fiscalização nas praias do Espírito Santo deve contar com um significativo reforço no próximo verão, além do aumento do efetivo de militares da Marinha por todo o litoral capixaba. A partir do mês que vem, qualquer pessoa que tiver um smartphone poderá denunciar infrações ou informar acidentes envolvendo embarcações por meio de um aplicativo. 

De acordo com a Marinha, a previsão é que o app "Praia Segura" deva estar disponível para download, no início de janeiro, para os sistemas Android e IOS. Por meio dele, o banhista pode atuar como uma espécie de fiscal da praia. Basta fazer um cadastro, descrever a situação e enviar a imagem. 

"O novo aplicativo informa automaticamente a posição de onde está sendo passada aquela informação",  explicou o capitão dos portos do Espírito Santo, Marco Aurélio de Arruda.

Além disso, as denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp da Capitania dos Portos. O número é (27) 98137-2073.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A Operação Verão começa na próxima sexta-feira (18), quando todo o litoral capixaba começa a ser fiscalizado por sete equipes da Marinha. Ao todo, 120 militares estarão envolvidos nas ações, até o dia 21 de fevereiro. O reforço será por terra, mar e até pelo ar, com a utilização de helicóptero de apoio.

"Formamos sete equipes, que vão patrulhar os 400 km de litoral do Espírito Santo e mais 196 municípios do estado de Minas Gerais. Teremos como exemplo, aqui na Grande Vitória, uma equipe direto na água e uma equipe de sobreaviso, na Capitania", destacou o capitão.

Restrição

Como o movimento no litoral cresce durante o verão, aumentando a possibilidade de ocorrer acidentes, o objetivo da operação é minimizar ao máximo o número de ocorrências envolvendo embarcações a motor e a vela. Para dividir a praia com os banhistas, esportistas e quem pilota lanchas ou motos aquáticas terão de ficar atentos, pois o tráfego de embarcações foi restringido nas praias de Vitória, Vila Velha e Guarapari.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Na Enseada da Bacutia e de Peracanga, em Guarapari, as embarcações a motor e a vela estão proibidas de trafegar a menos de 200 metros da praia. As que quiserem ficar paradas no mar só terão permissão para fazer isso em áreas determinadas fora desse limite.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.