/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

PM do Rio anuncia troca no comando de 16 UPPs

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Rio - O comando de quase metade das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro vai mudar a partir da semana que vem. Um Boletim Interno da Polícia Militar distribuído neste sábado, 20, trouxe uma lista de 16 novos nomes que passarão a chefiar os batalhões instalados em comunidades.

A medida faz parte de um processo mais amplo de troca de comando na Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), que gerencia todas as 38 UPPs em operação no Estado.

Até o fim do ano, o tenente-coronel Luís Cláudio Laviano, que estava à frente do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM, vai assumir o posto de coordenador de Polícia Pacificadora. Com isso, 16 das 38 UPPs também terão novos titulares. Laviano substitui o coronel Frederico Caldas, que ficou um ano e quatro meses no cargo.

"O comando da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) está mudando, portanto, é normal que o novo coordenador faça algumas alterações em sua equipe de trabalho", informou a assessoria de imprensa do CPP, em nota. As informações oficiais são de que as passagens de comando ocorrerão ao longo da próxima semana.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

As Unidades de Polícia Pacificadora, principal projeto de segurança do Estado, têm enfrentado uma crise diante da escalada de ataques aos policiais e às sedes das UPPs nos últimos meses. Desde o início do programa, em 2008, 21 soldados que trabalhavam nas unidades foram mortos - 14 deles apenas este ano.

O primeiro caso ocorreu em julho de 2012, quando a policial Fabiana Aparecida de Souza foi morta durante ataque à UPP Nova Brasília, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio.

Trocas

Entre as unidades que terão o comando renovado estão a UPP Nova Brasília, no Complexo do Alemão, onde o capitão Paulo Ramos dará lugar ao major Leonardo Gomes Zuma, e a UPP Santa Marta, que recebeu a primeira unidade do Estado, onde o tenente Gustavo Castanheira Matheus substituirá o capitão Márcio Almeida Rocha.

Também terão alterações de chefia das UPPs de Arará/Mandela, Batan, Caju, Camarista Méier, Cerro-Corá, Chatuba, Cidade de Deus, Fallet/Fogueteiro, Formiga, Macacos, São Carlos, São João, Turano e Vila Kennedy.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.