/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Brasileiros ficam mais estressados no fim do ano

Uma pesquisa apontou que 75% da população fica mais nervosa em dezembro. Acúmulo de trabalho e a lista de compras estão entre os motivos

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Final de ano é tempo de confraternizações, encontros, presentes – e correria. É preciso zerar as pendências no trabalho para entrar no próximo ano com tudo em ordem, pagar todas as contas, comprar os presentes de Natal, preparar a ceia, ajeitar a casa para receber os convidados, e tudo isso com trânsito nas ruas, lojas cheias e filas nos bancos. Resultado: estresse, estresse e estresse.

Uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association Brasil (Isma-BR) concluiu que o nível de estresse da população brasileira aumenta cerca de 75% nas últimas semanas do ano. Entre as principais causas estão o acúmulo de trabalho, que deixa 60% dos entrevistados mais nervosos, e o excesso de gastos com as compras de Natal, motivo de estresse para 25% dos participantes.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Além disso, outro fator que estressa bastante as pessoas é a auto avaliação do ano que está acabando. “Dezembro é um mês de estresse. Deveria ser um mês de encontro, de renovação, de esperanças e revisão das metas, mas sintetiza para muitas pessoas o somatizar das dores, decepções e fraquezas que se transformam em sintomas físicos e emocionais. Muita gente vem ao consultório com ansiedade, irritação, melancolia, sentimentos de vazio, esgotamento físico e mental e até depressão”, afirma Gina Strozzi, psicóloga e especialista em Neurociência.

De acordo com Gina, ficamos ansiosos pela festa, roupa nova, fotos, comida em abundância, encontro de familiares... Daí surge a “síndrome de fim de ano”, e com ela dores de cabeça, aumento da pressão arterial, ansiedade e insônia, além do mau humor.

Mas o tratamento para esse problema é simples! Organizar todas as atividades em uma agenda, priorizando o que é mais urgente é o primeiro passo. E cuidado para não descontar a irritação nas compras de Natal! Para fugir das lojas lotas, procure ir aos shoppings fora dos horários de pico, de preferência até as 16 horas.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Gina também traz conselhos importantes sobre o modo como nos enxergamos no fim do ano para combater a melancolia. “A felicidade não deve ser uma obrigação. Devemos acreditar e praticar uma vida onde a felicidade está presente em todo o processo, não somente no fim. Também é importante se livrar do sentimento de culpa e perfeccionismo por não ter comprado o presente mais caro ou ter feito a ceia de natal mais requintada. O sentimento reinante deve ser o de comunhão: agregar e congregar com a família e amigos”. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.