Restaurante Popular de Vitória deve reabrir no início de 2025
Atualmente há um chamamento público realizado pela Secretaria de Assistência Social para empresas interessadas em assumir a operação do restaurante
O Restaurante Popular de Vitória começará a operar no primeiro semestre de 2025, de acordo com o secretário municipal de Obras, Gustavo Perin. O estabelecimento funcionará sob a Secretaria de Assistência Social.
Atualmente há um chamamento público realizado pela Secretaria de Assistência Social para empresas interessadas em assumir a operação do restaurante. A vencedora deve ser anunciada em 2 de dezembro. Segundo Perin, as obras já estão prontas.
LEIA TAMBÉM:
>> VÍDEO | Homem é soterrado em Guarapari e levado de helicóptero para hospital
>> Desaparecimento de médico do ES: esposa desabafa após 10 anos
>> Capivaras recebem "tatuagem" de coração em parque de SP
As obras de revitalização da Restaurante Popular tiveram início em outubro de 2023, e foram orçadas em R$ 3,02 milhões. Por conta de intercorrências na reforma, mais R$ 1 milhão foi utilizado.
"Quando executamos uma obra de reforma, acontecem algumas intercorrências que não estão previstas, por conta disso são realizados aditamentos, para que a obra não pare e não se instaure um processo burocrático de contratação de uma nova empresa para a realização de determinado serviço", afirma Perin.
O milhão extra utilizado na obra teve como finalidade a correção de problemas na estrutura, que está fora de uso desde 2016. Destas falhas, destacou-se o muro do estabelecimento.
Segundo Perin, a intenção era apenas demolir a estrutura e depois reconstrui-la. Acontece que o muro antigo colocava em risco a estrutura de uma casa vizinha ao restaurante, que precisou ser reforçada.
"Quando estávamos executando o muro, tivemos que reforçar a estrutura da casa vizinha, pois a demolição a colocava em risco. Essa foi a principal questão, mas também houve outras questões, como o gás subterrâneo. Sabíamos que havia um vazamento e precisamos realizar diversas demolições para encontrar de onde vinha, foi um problema sério", relatou o secretário.
Além disso, de acordo com o secretário, a intenção era utilizar equipamentos já existentes no restaurante, como as próprias coifas, o que não foi possível e novas estruturas precisaram ser adquiridas.
A previsão de reabertura do espaço era julho deste ano, o que acabou não se concretizando. Ainda naquele mês, o Senac Espírito Santo anunciou que seria parceiro da prefeitura no restaurante.
Perin afirmou ainda que o funcionamento do restaurante em 2024 foi vedado por se tratar de um ano eleitoral. Segundo ele, caso começasse a operar ainda este ano, a abertura poderia ser vista como uma medida eleitoreira.
Inaugurado inicialmente em dezembro de 2005 e posteriormente estabelecido em sede própria na Rua Hermes Curry Carneiro, em 2012, o Restaurante Popular foi fechado em dezembro de 2016 e permaneceu inativo desde então.
A reabertura visa garantir o acesso da população a refeições com preços acessíveis e de qualidade. As obras de reestruturação do prédio incluíram a instalação de salas administrativas, nutricionista e assistente social, além de áreas dedicadas ao preparo de alimentos.