/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Veja vídeo!

Javali e 6 filhotes aparecem nas ruas da Serra e preocupam moradores

Aparição inusitada de javali e seus filhotes em Costa Bela assustou a população e biólogo orienta sobre riscos

Carlos Raul Rodrigues Santos *Estagiário

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Moradores do bairro Costa Bela, na Serra, Espírito Santo, ficaram preocupados com a presença de um javali fêmea e seus seis filhotes, vistos na área de mata da região na tarde quarta-feira (13). 

A aparição incomum do grupo de animais em um local urbano gerou preocupação e levou a comunidade a buscar orientações e ajuda de autoridades sobre o que fazer nesta situação. 

De acordo com relato de moradores, um homem afirmou ser o dono dos animais, mas até o momento os javalis seguem soltos na área de mata.

LEIA TAMBÉM: 

Cão fica preso em penhasco por 7 dias e é resgatado com ajuda de drone no ES

Elevador despenca do 6º andar e deixa 2 mortos em prédio de luxo

Feriado da República: o que funciona e não funciona na Grande Vitória

Veja o vídeo dos javalis feito por moradora:

Daniel Gosser Motta, biólogo e mestre em Biologia Animal pela Ufes, analisou as imagens dos animais e confirmou que a fêmea é realmente um javali, enquanto os filhotes são “javaporcos", resultado de cruzamento entre javalis e porcos domésticos.

 Segundo o especialista, esses animais são fortes, têm uma mordida potente e são conhecidos pela sua agressividade. 

“A recomendação é que a população não se aproxime e nem tente manusear esses animais para evitar lesões graves, pois, no Brasil, já houve casos de óbitos causados por javalis”, alerta o biólogo..

Motta explica que, por serem espécies invasoras, os javalis representam uma ameaça aos ecossistemas locais, competindo com espécies nativas e provocando desequilíbrios ecológicos. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Fora do habitat natural, que abrange regiões da Ásia, Europa e norte da África, esses animais se adaptam facilmente e não têm predadores naturais no Brasil.

"O javali foi introduzido no país para consumo de carne, mas fugas e solturas acabaram contribuindo para a disseminação da espécie no meio ambiente", concluiu o biólogo.
Carregando...

O que dizem o Ibama e a Prefeitura da Serra

O instituto esclareceu que possui um programa de manejo e controle do javali, que pode ser consultado em seu site e que não recebeu nenhuma notificação oficial sobre a presença de javalis no bairro Costa Bela.

A Prefeitura da Serra, por sua vez, ressaltou que atua em casos de apreensão de animais silvestres de fácil captura, mas que situações como essa, envolvendo animais de grande porte, devem ser encaminhadas à Polícia Ambiental para manejo adequado.

Os moradores podem acionar a fiscalização ambiental da Serra pelo telefone (27) 99951-2321 ou pelo aplicativo Colab.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.