/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Com alerta de chuva forte, Defesa Civil diz quando é hora de sair de casa em caso de perigo

O alerta é de chuva "excepcional", com mais 150mm de precipitação em todo o Estado no sábado (9). Áreas mais afetadas devem ser as regiões Sul e Central

Redação Folha Vitória

audima
audima
Foto: divulgação / sesp
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Defesa Civil do Espírito Santo emitiu um alerta excepcional de chuva para a noite deste sábado (9). A previsão é de acumulado de mais 150mm de precipitação para todo o Estado, com volume concentrado na região Sul e Central. 

Com a previsão de muita chuva, o órgão fez uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (08) e orientou que as pessoas que moram às margens de rios, em encostas ou morros fiquem atentas a fatores de risco.

Caso a chuva se intensifique e de fato a situação se configure como de perigo, a orientação é que as pessoas reúnam os pertences mais importantes, saiam de casa e procurem o local de contingência da Defesa Civil nos respectivos municípios.

Leia também:

VÍDEO | Ponto de ônibus do Transcol cai e menina quase é atingida na Serra

VÍDEO | Bombeiro cai de prédio durante resgate feito de rapel

Motorista e dono de caminhão são condenados por mortes de dançarinos do ES em acidente

Para saber os locais que serão usados como "abrigos", os moradores devem procurar a Defesa Civil do município onde reside, de acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

A major Fabiane Cruz, da Defesa Civil Estadual, destacou a importante dessa ação de prevenção. 

“Pedimos a atenção de todos, principalmente daqueles moradores que residem em encostas e nas proximidades das margens de rios e córregos. Devido à possibilidade de ocorrências no período da noite e madrugada, fiquem atentos à elevação do nível da água dos rios e a qualquer sinal de rachaduras nos terrenos ou no seu imóvel. Se esses fatores se intensificarem, pegue os pertences mais importantes e retire-se da residência", alertou.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A major Lorena Rezende aponta que há mais de mil áreas de risco mapeadas no Estado, onde podem ocorrer deslizamento de terra e inundação.

Em casos de enxurrada, a recomendação é não tentar atravessar os pontos de alagamento.

"Nós temos mais de mil áreas de risco mapeadas no Espírito Santo, principalmente por deslizamento de terra, e de inundação. Está em risco maior a população que vive em margem de córregos e rios. Em caso de enxurrada, pedimos que ninguém tente atravessar os pontos de alagamento. Se você estiver dirigindo, procure um lugar alto e evite atravessar", declarou.
Carregando...

Acumulado de 100mm na região Norte no domingo

A Defesa Civil também alerta para o acúmulo de mais 100mm de chuva na região Norte do Estado durante todo o domingo (10), dia em que será realizada a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024.

"A maior preocupação no domingo é a realização da prova do Enem. Podemos ter volumes de precipitação acima de 100mm na região Norte do Estado durante todo o dia", alertou Hugo Ely dos Anjos Ramos, coordenador de meteorologia do Incaper.

A major Fabiane Cruz pediu à população que faça cadastro junto à Defesa Civil para receber alertas de risco por mensagem de texto.

"As pessoas podem se cadastrar imediatamente para receber um alerta por mensagem de texto em SMS, no telefone 40199. Temos avisos meteorológicos, de riscos hidrológicos e meteorológicos. Quando o centro nacional da Defesa Civil emitir o alerta, a pessoa vai receber no celular, com dicas de autoproteção", informou.
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.