/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Agência revoga estado de alerta hídrico no ES após chuvas

O alerta foi publicado no dia 18 de setembro. No documento eram impostas medidas, restrições e recomendações ao uso da água

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: pexels
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) revogou nesta terça-feira (19) o estado de alerta para escassez hídrica no Espírito Santo. Apesar disso, a Agerh recomenda que os usuários mantenham as medidas estabelecidas.

A decisão foi tomada após análises hidrológicas mais recentes, que demonstraram uma melhora expressiva nas condições hídricas do Estado, inclusive com aumento de vazões nos principais rios monitorados pela agência. 

LEIA TAMBÉM: 

Bem-estar na escola: conheça o projeto vencedor do Educação em Pauta

Veja o que funciona e não funciona no Dia da Consciência Negra

Projeto Caiman resgata três jacarés em 24 horas na Grande Vitória

O alerta foi publicado no dia 18 de setembro. No documento eram impostas  medidas, restrições e recomendações ao uso da água. Naquela época o Estado enfrentava período crítico de estiagem dos rios e aumento de queimadas.

Segundo o diretor presidente da Agerh, Fabio Ahnert, o alerta foi revogado por conta do retorno das chuvas no Estado, que aconteceram durante o mês de outubro. 

Isso teria contribuído para a redução da seca, o que resultou em vazões elevadas no rio monitorado e eliminando o déficit hídrico em algumas das regiões do Estado. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Ainda conforme as análises técnicas, a previsão de chuvas em volumes suficientes nas próximas semanas, indica a redução do estresse hídrico e o aumento da oferta hídrica.

Carregando...

Apesar da melhora nas vazões, Ahnert afirma que oscilações graves ainda são observadas em alguns locais. Há aumento na vazão com as chuvas e logo depois diminuições, principalmente nas regiões Norte e Noroeste. 

“É fundamental que os usuários continuem realizando o uso racional da agua, visando a preservação e a sustentabilidade dos recursos disponíveis”, disse. 

A Agerh informou que continuará com monitoramento contínuo dos recursos hídricos, e também realizará a divulgação periódica de informações sobre a situação hídrica do Estado.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.