/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Pet anão! Gata com nanismo pesa menos de 2 kg e viraliza: "Doença rara"

A pequena Fig foi adotada por uma família na Inglaterra, que adaptou a casa para que a felina se sentisse mais confortável; entenda caso

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/@FIGGYPUDDIN

Uma gatinha com uma condição rara conquistou mais de 188 mil seguidores nas redes sociais.

Conhecida como Fig, essa felina tem 2 anos de idade e, apesar de já não ser considerada um filhote, pesa menos de 2 kg. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Fig foi diagnosticada com nanismo hipofisário, uma "deficiência nos hormônios de crescimento", como informou a Cat’s Protection, a maior organização de resgate de felinos do Reino Unido.

LEIA TAMBÉM: Influencer com lipedema desabafa doença: “Necessidade de maior inclusão”

Depois de um período na instituição, a gata foi adotada por Katie Stocks em 2022 e agora mora em Bristol, uma cidade na Inglaterra. Além de Fig, a mulher também levou para casa o irmão dela, Dante, que não tem a mesma condição de nanismo.

"Eles têm uma relação adorável", declara Katie ao site português Pets in Town. "A Fig adora persegui-lo e morder os seus tornozelos. E ele cuida dela e aconchega-se quando tem vontade", completa.

De acordo com o R7, a tutora também observa que há uma escassez de informações disponíveis na internet sobre a condição da gatinha. 

LEIA TAMBÉM: Banana selvagem: vídeo de "novo" tipo aparece e truque de receita viraliza

"Por isso, não sabíamos mesmo o que esperar, além dos veterinários nunca terem encontrado essa condição antes", acrescenta. Atualmente, Fig está pesando 1,65 kg. "Ela adora atenção e quer sempre alguém para brincar o dia inteiro", diz Katie.

CUIDADOS

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Katie e sua família estavam cientes do nanismo de Fig quando a adotaram, mas só descobriram cerca de cinco meses atrás que se tratava de nanismo hipofisário.

Desde então, o pet começou a receber tratamento com medicamentos para a tireoide, que demonstraram ser eficazes na melhora de seus níveis de energia.

LEIA TAMBÉM: Cachorro come carne de trabalho espiritual de terreiro e vídeo viraliza: "Maria Padilha"

"Devido ao crescimento atrofiado, ela tem o esqueleto bastante deformado, o que pressiona as suas articulações", explica Katie ao Pets in Town. "Até recentemente, ela tomava analgésicos todos os dias, mas conseguimos parar com isso. Agora tem outro medicamento que a ajuda com as dores nas articulações", acrescenta.

Além disso, segundo o R7, a mulher precisou realizar algumas adaptações em sua casa. "Temos rampas e escadas espalhadas pela casa e pelo jardim para tornar tudo mais acessível para ela", destaca.

MAIS DE 60 PETS

Foto: REPRODUÇÃO/TIKTOK/@BRUNA.SUNSHINE

Bruna "Sunshine" é uma estudante de ciências biológicas que se tornou uma sensação nas redes sociais por ser mãe de pets inusitados.

LEIA TAMBÉM: Influencer viraliza ao falar o que aconteceu com pés amputados e doença

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Com milhões de seguidores e curtidas, ela ganhou fama online por adotar 60 animais, incluindo cobras, ratos, gatos, peixes, um pombo, um axolote e uma calopsita.

Em um de seus vídeos, ela compartilhou sua rotina matinal com seus animais.

Bruna explicou que, logo ao acordar, precisa abrir a gaiola e libertar seu pombo, além de verificar se as cobras estão seguras em seus terrários.

LEIA TAMBÉM: Jovem viraliza ao mostrar rotina de trabalho em pet shop; veja vídeo

Em seguida, ela visita o "quarto dos bichos" para realizar a limpeza do espaço e cuidar da saúde de alguns dos animais. "Por último, depois de lavar as mãos, vou fazer o meu almoço", finaliza a gravação.

O vídeo em que Bruna compartilha sua rotina noturna também surpreendeu seus seguidores, devido ao tempo que ela leva para se preparar para dormir. As imagens mostram que ela inicia o processo de se deitar às 20h e só finaliza às 23h13.

A influenciadora explica que antes de ir descansar, é necessário apagar as luzes, limpar os terrários, alimentar os peixes, refazer os curativos, cuidar das gaiolas e dar comida aos ratos, por exemplo.

LEIA TAMBÉM: Dono usa Tinder e marca encontros falsos na própria cafeteria para atrair clientes

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

"Por último, dou a medicação do meu coelho, do meu rato e da minha gata, depois coloco ração, troco a água e dou sachê para as duas gatas", finalizou a narração do post.

TUTORA DE POMBO

De acordo com o R7, os internautas ficaram chocados com o fato de Bruna ser tutora de um pombo. "Mas pombo não tem diversas doenças?", questionou uma pessoa em um de seus vídeos no TikTok.

Para responder a essa questão, a estudante publicou um vídeo detalhando como adotou sua ave. "Sim, meu pombo é de rua e todo animal que viveu na rua está exposto a várias coisas. Então, sim, teoricamente, ele poderia me transmitir alguma coisa. Mas ele não pode, não é tão simples assim".

LEIA TAMBÉM: Médico recebe Pix de R$ 19, é ameaçado e caso viraliza; entenda o que aconteceu

Ela relatou que, ao adotar o animal, levou-o imediatamente ao veterinário para tratar de todas as questões relacionadas a ele. Além disso, mencionou que a criptococose é uma doença transmitida pelas fezes do pombo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

"Não são nem as fezes frescas, são as secas, que disseminam os esporos do fungo no ar, e para pegar a enfermidade, você tem que inalar esses esporos."


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.