/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Cacau Show: combate a incêndio passa de 48h; 850 mil litros de água já foram usados

Expectativa dos bombeiros é começar o rescaldo nesta quinta (09). Incêndio atinge a fábrica de chocolates, em Linhares, desde a madrugada de terça (07)

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

As ações de combate ao incêndio que atinge a fábrica de chocolates da Cacau Show, em Linhares, já duram mais de 48 horas. Entre a madrugada de terça-feira (07), quando começaram os focos de fogo, e a manhã desta quinta-feira (09), os bombeiros já utilizaram cerca de 850 mil litros de água.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A expectativa é que o trabalho de rescaldo comece nesta quinta. Segundo a última atualização divulgada pelo Corpo de Bombeiros, as ações de combate ao incêndio tiveram avanço importante durante a madrugada. 

"Durante a noite e madrugada, as equipes continuaram com monitoramento e combate dos focos residuais em duas frentes, percebendo uma redução considerável nos focos de incêndio. Observa-se que os focos residuais são de queima lenta, o que significa que ainda há emissão de fumaça e é possível observar pequenas chamas, mas que não representam risco de expansão", explicou a corporação.
Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros

Neste momento, segundo o Corpo de Bombeiros, os principais riscos são de desabamento ou desprendimento de estruturas, o que é comum em casos de incêndio.

"O Corpo de Bombeiros realizou uma reunião com representantes da empresa alinhando novas ações de trabalho para hoje e fará uma avaliação da estrutura da edificação, juntamente com a equipe de engenharia da empresa, para, então dar início à fase de rescaldo, que consiste no resfriamento total do ambiente para evitar a reignição."

Incêndio atingiu cerca de 40% da fábrica da Cacau Show em Linhares

O incêndio de grandes proporções atingiu cerca de 40% da fábrica de chocolates da Cacau Show, que fica às margens da BR-101, em Linhares, no Norte do Espírito Santo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O fogo começou na madrugada desta terça-feira (07). O Corpo de Bombeiros foi acionado antes das 5h para ir até a fábrica, que fica no bairro Canivete.

Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver as chamas, muita fumaça e trabalhadores no meio da rodovia. A pista lateral da BR-101 chegou a ser interditada para as equipes trabalharem na ocorrência.

Um colaborador da empresa teve ferimentos leves. A vítima foi socorrida, recebeu atendimento médico e passa bem. Ao todo, quase 400 pessoas trabalham na fábrica.

Em outro vídeo gravado por funcionários na fábrica é possível ouvir o desespero dos colaboradores durante os primeiros instantes do incêndio.

"Meu Deus, está pegando fogo em tudo. Meu Deus, corre. Corre, o fogo está vindo para cá", diz um colaborador.

A área onde as chamas ainda queimam conta com diversos materiais inflamáveis. Segundo o Corpo de Bombeiros, é necessário deixar que todo o material seja consumido.

LEIA TAMBÉM: "Grande impacto", diz presidente da Cacau Show sobre incêndio

De acordo com a corporação, após a extinção completa das chamas, ainda haverá o trabalho de rescaldo, resfriamento do ambiente para evitar as chamas voltem.

Vai faltar chocolate nas lojas após incêndio?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Com mais de 40 mil metros quadrados, a fábrica da Cacau Show no Espírito Santo é responsável por cerca de 19% da produção da empresa. Por mês, são produzidos 28 mil toneladas de chocolates no espaço que fica em Linhares.

A Cacau Show possui outras duas fábricas no país. A empresa informou que está reorganizando a cadeia para que não haja qualquer impacto na produção.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.