/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Estátua da Galinha é alvo de vandalismo em Santa Maria de Jetibá

A prefeitura informou que registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução / Instagram
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

estátua da Galinha, localizada próximo à Prefeitura de Santa Maria de Jetibá, que é símbolo da cidade, na Região Serrana do Estado, foi alvo de vandalismo. O município é o segundo maior produtor de ovos do Brasil, sendo o primeiro produtor de ovos do Espirito Santo. 

A informação do vandalismo foi divulgada pela própria prefeitura, em sua conta no Instagram, na segunda-feira (20). 

Na postagem, a administração municipal publicou uma foto da estátua vandalizada. Ela sofreu danos na parte da frente, na região do peito.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A administração municipal informou que a Secretaria de Cultura já registrou um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil, que está responsável pelas investigações para identificar os responsáveis pelo ato.

"Ressaltamos que tais indivíduos serão responsabilizados tanto civil quanto criminalmente, de acordo com a legislação vigente. Estamos empenhados em assegurar a preservação do patrimônio cultural e repudiar firmemente qualquer forma de destruição ou desrespeito aos símbolos que representam nossa comunidade", destacou, na postagem, a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá.

Na postagem feita pela prefeitura, várias mensagens de repúdio ao ato de vandalismo. Uma pessoa declarou: "Difícil, um povo que não valoriza um monumento que representa a economia da cidade, nem merece fazer parte dela. Lamentavel".

Um outro seguidor da prefeitura disse: "Chegou hora de colocar câmeras espalhadas pela cidade".

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A reportagem do jornal online Folha Vitória entrou em contato com a Polícia Civil e a instituição informou que "o caso segue sob investigação pela Delegacia de Santa Maria de Jetibá, que está empenhada em identificar e responsabilizar os suspeitos".

"A população tem o canal do Disque-Denúncia (181) à disposição para reportar qualquer tipo de irregularidade, ilegalidade ou repassar informações que auxiliem as autoridades na elucidação de delitos ou infrações. A ligação é gratuita e está disponível em todos os municípios do Estado", disse a polícia em nota.

Câmeras podem ajudar a identificar vândalos

A reportagem também entrou em contato com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Nilton Capaz, que informou que existem câmeras de segurança nas proximidades de onde fica a estátua e que podem ajudar na identificação dos vândalos.

O secretário disse ainda que a prefeitura deve fazer o reparo na estátua e, após a identificação dos autores do ato de vandalismo, exigir o ressarcimento dos valores.

A estátua, feita de fibra de vidro, foi inaugurada em 2018. Ela foi produzida por empresários do setor avícola.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Inicialmente, a estrutura ficava próximo ao DPM de Santa Maria de Jetibá, mas foi deslocada, há cerca de um ano, para perto da prefeitura, ao lado da estátua do Imigrante Pomerano.

O secretário explicou que a mudança ocorreu porque muita gente gostava de tirar fotos ao lado da estátua e o local onde ela ficava é de grande movimento de veículos.

LEIA TAMBÉM: Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 51 milhões nesta terça-feira

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.