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Geral

Piso da ciclovia na Terceira Ponte começa a receber concretagem

Já foram fixados 500 metros da futura via para bicicletas. Além de mais pistas para os veículos, haverá ainda rede de proteção para prevenção de suicídio

Redação Folha Vitória
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Foto: Divulgação / Governo do ES
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Mais uma etapa das obras de ampliação da Terceira Ponte e da construção da Ciclovia da Vida está sendo feita. Na manhã desta terça-feira (23), teve início a concretagem do piso da ciclovia. 

As obras começaram em julho deste ano com a montagem da plataforma que funciona como o andaime para execução dos trabalhos. Com parte da estrutura metálica da ciclovia já fixada, foi possível dar início aos serviços.

O projeto da Ciclovia da Vida está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix é a empresa responsável pelas obras, contratada pelo valor de R$ 127 milhões. O prazo para conclusão das obras é maio de 2023.

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve no local para acompanhar o início de mais essa fase da obra. 

“É uma alegria iniciarmos essa concretagem da Ciclovia da Vida, que servirá de base para a ampliação da ponte. Essa obra é uma referência em engenharia e vai ajudar a mobilidade da Região Metropolitana. O ponto de observação no vão central da Terceira Ponte será um ponto turístico, além de dar a possibilidade para quem gosta de pedalar atravessar os dois municípios por este ponto. Assim vamos aliando mobilidade urbana, turismo, saúde e segurança”, pontuou.

De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, já foram fixados quase 500 metros da estrutura da ciclovia. Trata-se de uma das obras prioritárias do Governo do Estado na área da mobilidade.

“Desde a formulação do anteprojeto, tivemos uma grande preocupação técnica para a execução deste empreendimento. O resultado é que estamos conseguindo avançar em bom ritmo. A execução de parte dos serviços no período noturno também contribui para dar celeridade à obra”, disse.
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O serviço contempla a ampliação da capacidade de fluxo de veículos; implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio.

Divulgação / Governo do ES
Divulgação / Governo do ES
Divulgação / Governo do ES

O anteprojeto da Ciclovia da Vida propõe uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, fazendo a barreira de proteção ao suicídio. 

Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.

A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo, nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.

A estrutura que será anexada à ponte nos dois sentidos como forma de impedir o suicídio contará com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfaltado de três metros de largura.

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Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas da ciclovia serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.

Ampliação da capacidade de fluxo de carros na Terceira Ponte

Além da ciclovia, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Assim, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno de 40%. Hoje, a ponte conta com quatro pistas, sendo duas para cada sentido.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.

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