/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Domingos Martins entrega Centro de Convivência “Tia Nucky” e retoma serviços sociais de forma presencial

O município possui 23 grupos da Terceira Idade com 1004 idosos inscritos. O Grupo da Sede tem 164 idosos

Redação O Braço Sul
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Domingos Martins está retomando os serviços de convivência e fortalecimentos de vínculos de forma presencial, seguindo orientações e protocolos sanitários. Essa retomada veio com a inauguração, no final de outubro, do Centro de Convivência “Elizabeth Brickwedde - Tia Nucky”, na área do prédio da antiga LBA. Segundo a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jakeliny Schneider, “este é um espaço ideal para o desenvolvimento de diversas atividades grupais”.

Foto: ASCOM/PMDM
Autoridades prestigiaram a inauguração do Centro de Convivência em Domingos Martins

O Centro de Convivência oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS. O objetivo é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. “O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários. Podem participar crianças, jovens, adultos e idosos”, informou a Secretária Jakeliny.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O SCFV realiza atendimentos em grupo, como atividades artísticas, culturais, de lazer, esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. “É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares”, diz a secretária Jakeliny Schneider.

Com os mais variados grupos etários a Equipe da Secretaria de Assistência Social – especificamente a Proteção Social Básica - está em processo de planejamento para 2022, confiante na melhora do cenário da saúde pública para que de fato as atividades enfoquem a convivência e fortalecimento de vínculos, informou a Secretária.

“Devido ao Cenário de Pandemia, em março de 2020 suspendemos as atividades presenciais dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, a partir de agosto de 2021 reinventamos o serviço de forma remota, disponibilizando as atividades através das visitas domiciliares e agora retomamos de forma presencial”, completa Jakeliny.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O Centro de Convivência, composto por um grande salão, duas salas para atividades, cozinha e banheiros, foi construído por meio de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Helder Salomão no valor de R$ 341.250,00 (Trezentos e quarenta e um mil e duzentos e cinquenta reais), tendo como contrapartida pela Prefeitura Municipal de Domingos Martins o valor de R$ 9.700,26 (Nove mil, setecentos reais e vinte e seis centavos).

Estiveram presentes ao evento, o prefeito de Domingos Martins, Wanzete Kruger, o vice-prefeito Fábio Trarbach, a Secretária Municipal de Assistência Social, Jakeliny Schneider, o secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos Michel Miertschink, o promotor de justiça Evaldo Texeira e os vereadores municipais, Gilmar Borlot, Abel Kiefer e Johnei Degen.

Foto: ASCOM/PMDM
O Centro de Convivência  é formado por salas que promovem trabalhos em grupos e proporcionam relacionamento comunitário.

O Centro de Convivência é uma unidade pública de assistência social, destinada às atividades de convívio, “são espaços que promovem trabalhos em grupos e está relacionada à vivência, ao convívio familiar e comunitário”, informa a Secretária Jakeliny Schneider.

Quem foi Tia Nucky?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Elizabeth Brickewedde nasceu no Rio de Janeiro, em 05/03/1921, e ainda criança, em 1924 veio morar em Domingos Martins com seus pais, a musicista martinense Helena Gerhardt Brickwedde e o alemão Albert Brickwedde.

Quando criança era gordinha, e por isso foi apelidada de “Nucky” por seu pai, que em alemão significa fofa, fofura. Na adolescência retornou para o Rio de Janeiro onde fez curso de enfermagem e de parteira. Tia Nucky trabalhou em um hospital alemão durante a 2ª Guerra Mundial, e em 1941 participou do parto de Cândida Vargas, neta de Getúlio Vargas. Em 1947 Elizabeth retornou para o Espírito Santo, e trabalhou no hospital Dr. Dório Silva, antigamente localizado em Vitória. No ano seguinte retornou para Domingos Martins e trabalhou no Hospital Dr. Arthur Gerhardt, e efetivamente exerceu a função de parteira até a década de 1960. Os mais de 1200 partos realizados por Tia Nucky foram registrados em um caderno, que até hoje é guardado por seus familiares.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Não importava o dia, hora ou local, Elizabeth estava sempre disponível para atender quem quer que fosse. Por este motivo não dedicou tempo a sua vida pessoal, pois sempre esteve envolvida a cuidar do próximo. Tia Nucky viveu intensamente e com saúde nos mais de seus 86 anos de vida. Foi uma mulher vibrante, ativa, imponente, sempre muito profissional e pronta para servir a comunidade, como uma Grande Mãe que foi. Esta era Tia Nucky.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.