/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Pedido de emplacamento de veículos novos poderá ser feito pela internet no ES

Com o novo processo, o proprietário poderá sair da concessionária com o seu veículo emplacado no mesmo dia

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Todos os procedimentos de primeiro emplacamento de veículos novos no Espírito Santo serão feitos de forma automatizada. O serviço poderá ser solicitado através da ferramenta “Registra Fácil”, lançada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) nesta segunda-feira (30).

Segundo o governo, todo processo será online, utilizando apenas a Nota Fiscal do veículo emitida pelo revendedor. O sistema foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) a partir da demanda do Detran|ES e é pioneiro no Brasil.

O registro de veículos novos representa cerca de 16% dos serviços de transferência realizados pelo órgão, totalizando uma média de 6.200 processos mensais. Cada procedimento desde a abertura do processo, auditoria dos documentos e a liberação do código para emplacamento levava em torno de 48 horas, tempo que será reduzido para segundos, proporcionando que o proprietário saia da concessionária com o seu veículo emplacado no mesmo dia.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Durante o lançamento da ferramenta, o governador Renato Casagrande reforçou o uso da tecnologia e da inteligência artificial nos órgãos do governo. “Todos os serviços do Detran estão à disposição do cidadão de forma eletrônica. Este ano o Governo irá acabar com a tramitação do papel. Esse bom ambiente de inovação criado no Estado gera oportunidades, diminui os custos, preserva o meio ambiente e agiliza os serviços”, pontuou.

Como fazer?

Segundo o Detran, o sistema vai funcionar de forma rápida e fácil, sem a necessidade de apresentar documentos de identificação, comprovante de endereço e requerimento. 

Ao adquirir o veículo zero quilômetro na montadora, concessionária ou revendedora, o novo proprietário poderá realizar o registro do veículo por meio do despachante ou, ainda, agendar o atendimento em uma unidade do Detran|ES pelo site www.agendamento.es.gov.br.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Será necessário apresentar apenas a Nota Fiscal emitida pela concessionária ou revenda. O sistema irá preencher automaticamente os dados do veículo como chassi, marca, modelo, cor e motor informados e conferir de forma automatizada e em segundos com os dados na base da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e na Base de índice Nacional (BIN), o banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O interessado emitirá o Documento Único de Arrecadação (DUA) da taxa do serviço e receberá um SMS com o número do processo e a placa do veículo para estampagem por uma estampadora de placas credenciada ao Detran|ES, que poderá fazer a instalação na própria concessionária. Todas as empresas estão listadas no site: (https://detran.es.gov.br/estampadores-de-placas).

Além disso, todo o processo pode ser acompanhado no site do Detran|ES na área de Consulta de Veículos: https://publicodetran.es.gov.br/ConsultaVeiculo/NovoConsultaVeiculoES.asp.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.