O adeus a Gugu Liberato: a semana em que o Brasil parou para se despedir do apresentador que conquistou o país
Morte, doação e enterro: os acontecimentos que deixaram os brasileiros comovidos na última semana
Depois de um dia inteiro dedicado ao velório, o corpo do apresentador Gugu Liberato foi levado pelo caminhão do Corpo de Bombeiros até o cemitério Gethsêmani, no Morumbi, em São Paulo, nesta sexta-feira (29). Por volta do meio-dia, ocorreu o sepultamento. Gugu foi enterrado no mesmo jazigo onde o pai também foi sepultado, há exatos 10 anos após a morte dele.
Antes, o corpo de Gugu ficou na Assembleia Legislativa de São Paulo para o velório, que começou na quinta-feira (28) e seguiu até as 10h desta sexta (29), quando foi acompanhado em cortejo até o cemitério. Durante o velório, a mãe do apresentador, Dona Maria do Céu, traduziu o filho em uma palavra. "Meu filho era isso mesmo: alegria". O velório de Gugu recebeu familiares, amigos e fãs.
Após tempo reservado apenas para os familiares, o velório foi aberto ao público, para que fãs pudessem prestar suas últimas homenagens ao apresentador.
Familiares chegaram para a última despedida ao apresentador mais cedo. Maria do Céu, a mãe, apareceu em uma cadeira de rodas. Eram por volta das 10h30 quando o carro com o caixão chegou à Alesp. O corpo havia saído do aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo.
Silvio Santos cancela gravação
No mesmo dia da despedida de Gugu, o SBT informou que Silvio Santos cancelou a gravação de seu programa. A emissora, no entanto, não confirmou se o cancelamento teve a ver com o velório do apresentador: Ele suspendeu a gravação, mas não disse o motivo. E não confirmou se iria ao velório/enterro do Gugu
A filha do apresentador Silvio Santos, Silvia Abravanel compareceu no fim da tarde desta quinta-feira (28), na Assembleia.
Ela falou sobre a reação do pai ao saber do acidente que matou o apresentador. "Ficou uma situação inacreditável. Você não espera. A pessoa vai viajar e volta num caixão. A gente está dando força para o meu pai. Mas temos que ser fortes por todos eles", afirmou.
A apresentadora revelou que Silvio Santos não demonstra muito os sentimentos. "Meu pai é forte. Os sentimentos deles são internos", contou.
Silvia ainda confessou que Gugu era como um membro da família Abravanel. "Ele é como se fosse um irmão mais velho para mim. Eu conheci ele com 12 anos. Hoje, eu estou com 48. A minha ficha ainda não tinha caído", completou.
Além dela, estiveram no velório a filha mais velha de Silvio Santos, Cintia Abravanel, e o neto Tiago Abravanel. Os dois deixaram a cerimônia abraçados, sem falar com a imprensa.
Famosos comparecem ao velório
Rodrigo Faro, Marcos Mion, Luciano, Eliana, Frank Aguiar, Celso Portiolli e outros nomes da televisão e entretenimento brasileiro prestaram a última homenagem.
"A ficha cai agora, quando você vê as homenagens, Brasil de luto. Parece que o céu ficou mais triste, a ficha tá caindo", afirmou o apresentador Rodrigo Faro.
Sabrina Sato ressaltou o legado de Gugu. "É um momento muito delicado e triste para todos nós. Eu falei com a família e vim me despedir do Gugu, assim como todos os brasileiros gostariam de estar aqui. Eu tenho certeza de que devemos levar lição de bondade, alegria e tudo de bom que ele levava para a gente", disse.
Filas quilométricas
Durante o velório na Assembleia, uma fila enorme de fãs e admiradores se formou para a despedida. As pessoas levaram fotos, cartazes e objetos relacionados a vida dele.
Mais cedo, a mãe do apresentador, Dona Maria do Céu, traduzira o filho em uma palavra. "Meu filho era isso mesmo: alegria", disse. O velório de Gugu recebeu familiares, amigos e fãs.
Após tempo reservado apenas para os familiares, o velório fora aberto ao público, para que fãs prestassem suas últimas homenagens.
Familiares chegaram para a última despedida ao apresentador mais cedo. Maria do Céu, mãe de Gugu, chegou em uma cadeira de rodas. A companheira e mãe dos filhos, Rose Miriam di Matteo, um dos filhos, João Augusto, e a irmã, Aparecida Liberato, estavam no velório.
Eram por volta das 10h30 quando o carro com o caixão de Gugu chegou à Assembleia Legislativa de São Paulo. Fãs puderam se despedir dele depois do meio-dia.
No primeiro momento, a cerimônia seria fechada para amigos mais próximos e familiares. Por volta de 9h30, as equipes de imprensa, que acompanhavam a movimentação interna do salão, tiveram que deixar o local, para que os familiares e amigos tivessem o momento íntimo com o apresentador.
A assessoria de imprensa informou que as pessoas poderiam ficar, no máximo, 30 segundos em frente ao caixão.
Chegada do corpo de Gugu no Brasil
Na manhã da última quinta-feira (28), chegou o avião que fez o translado do corpo. A aeronave pousou no aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, por volta das 6 horas.
O avião, que também transportou familiares do comunicador, deixou Orlando, nos Estados Unidos, na noite de quarta-feira. Entre os parentes, estava a mãe do apresentador, que tem 90 anos.
Batedores da Polícia Militar acompanharam o trajeto de Viracopos até a Assembleia Legislativa, local do velório.
Órgãos de Gugu são doados
A retirada dos órgãos do apresentador Gugu Liberato, que faleceu na última sexta-feira (22), aconteceu em Orlando, nos Estados Unidos. Os procedimentos começaram na noite do último sábado (23), segundo a assessora dele, Esther Rocha.
Menção do presidente a Gugu
Durante evento militar, o presidente Jair Bolsonaro se lembrou de Gugu. Bolsonaro abriu seu discurso na solenidade com uma homenagem ao apresentador Gugu Liberato. "Por décadas, deixou sua marca em todo o Brasil, sempre alegre, esbanjava alegria e informação. Que Deus acolha sua alma e conforte sua família, amigos e fãs", disse Bolsonaro, que pediu à tropa o toque de silêncio em memória a Gugu Liberato.
São Paulo em luto
João Dória, governador de São Paulo, anunciou no último sábado (23) luto oficial de três dias em homenagem à morte do apresentador, vítima de um acidente doméstico no último dia (20), que resultou na sua morte.
A morte de Gugu
O apresentador Gugu Liberato morreu na ´última sexta-feira (22), aos 60 anos. Ele estava internado no hospital Orlando Regional Medical Center, após sofrer a queda e bater a cabeça.
O apresentador da Record TV caiu de uma altura de quatro metros. Ele foi levado para o hospital inconsciente e teve morte cerebral. A pedido da família, o neurocirurgião de Gugu viajou até os Estados Unidos para examiná-lo. Foi ele que confirmou a morte cerebral de Gugu.
Maria do Céu, de 90 anos, mãe do apresentador, viajou para os Estados Unidos na quinta-feira para acompanhar o atendimento ao filho. Gugu deixa a mulher, a médica Rose Miriam di Matteo, e três filhos: João Augusto, de 17 anos, e as gêmeas Marina e Sofia, de 15 anos.