/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Remédio para transplantados está em falta nas farmácias do ES

O micofenolato de sódio só está disponível em três das dez farmácias populares do Estado. Falta do medicamento pode até levar o paciente à morte

Redação Folha Vitória
audima
audima
Micofenolato de sódio está em falta em sete das dez farmácias populares do Estado
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um medicamento para transplantados está em falta, há cerca de duas semanas, em sete das dez farmácias cidadãs em funcionamento no Espírito Santo. De acordo com médicos, a falta do micofenolato de sódio pode causar a insuficiência do órgão doado e até a morte do paciente.

O remédio é de alto custo e não pode ser encontrado nas farmácias comuns. Ele é distribuído pelo Ministério da Saúde e pacientes transplantados podem retirá-lo gratuitamente nas farmácias cidadãs. No entanto, no Espírito Santo, o micofenolato de sódio só está disponível nas unidades de Colatina, Serra e Venda Nova do Imigrante. 

O médico Alaor Pavesi explica que o medicamento é um imunossupressor que evita a rejeição do órgão transplantado. "Você pega o fígado de uma outra pessoa, que é totalmente estranho, e coloca dentro do seu corpo. E o organismo vê que está sendo invadido por alguma coisa que está fazendo mal para ele. Então o micofenolato, que é um imunossupressor, retira essa agressividade do organismo contra o fígado. Ele protege o fígado que você pegou de outra pessoa e botou dentro do seu corpo", ressalta.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que a última entrega desse medicamento aos estados aconteceu em outubro e que uma nova remessa foi comprada na sexta-feira passada e deve ser distribuída na semana que vem. No entanto, Pavesi alerta que o organismo do transplantado não pode ficar muito tempo sem a medicação.

"O paciente pode ir perdendo a função do fígado. [A falta do medicamento] vai destruindo o fígado e, inclusive, pode, se você não voltar logo com o medicamento e fazer a imunossupressão de novo, chegar até a morte", destacou.



/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.