/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Mancha no oceano é esperança em busca por submarino argentino

Pelo menos 4 mil efetivos de vários países participam das operações

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um novo sinal detectado na noite de terça-feira (21) na região de Puerto Madryn, ao sul da Argentina, é a nova esperança do país na busca pelo submarino ARA San Juan, desaparecido desde a última quarta-feira (15). Trata-se de uma "mancha de calor" localizada por aviões da Marinha dos Estados Unidos no Atlântico Sul a 300 km da costa e 70 m de profundidade. As informações são do jornal Clarín.

De acordo com a publicação, as Forças Armadas argentinas ainda não conseguiram determinar se a pista tem alguma relação, de fato, com o submarino desaparecido — mas ordenaram embarcações envolvidas nas operações de procura para se dirigirem à região.

A urgência de um resgate aumenta em meio à preocupação de que os 44 tripulantes do ARA San Juan possam ficar sem oxigênio. O submarino estava em rota de Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, até sua base em Mar del Plata e a cerca de 480 km da costa quando concedeu sua última localização na semana passada, logo após denunciar um mau funcionamento elétrico.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Aproximadamente 4 mil efetivos de vários países — EUA, Inglaterra, França, Alemanha, Brasil, Colômbia, Uruguai e outros — participam das operações de busca e resgate juntamente com a Argentina.

Texto de Ana Luísa Vieira, do Portal R7!

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.