/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Cresce número de animais silvestres resgatados na área urbana de Vitória

Um gavião carcará e um filhote de Bem–te-vi foram resgatados na Praia do Canto

Redação Folha Vitória
audima
audima
Turu-turu está entre as aves que foram resgatadas pela equipe Divulgação Semmam
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), através da Subsecretaria de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, vem realizando um serviço silencioso e nem sempre notado por muitos que moram na capital: o resgate de animais silvestres que, muitas das vezes, feridos ou desorientados, aparecem na área urbana.

O primeiro estava em um condomínio do bairro, sendo necessários agilidade e muitos cuidados para efetuar o resgate. Já o filhote de Bem-te-vi, aparentando estar doente, foi avaliado pelos biólogos da Semmam e encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Barcelona (Serra), junto com o gavião.

"Todos os animais que precisam ficar em observação ou recuperar-se de algum ferimento são encaminhados para o Cetas após uma primeira análise de nossos técnicos", destacou Luciano de Assis, agente de proteção ambiental da Semmam.

Siriema

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Na Ilha das Caieiras, o biólogo e administrador do Parque da Fonte Grande, Saulo Ramos da Silva, fez o resgate de uma siriema, que apareceu boiando na maré e foi resgatada no píer da ilha. A ave estava com os pés amarrados, o que a impossibilitava de voar.

"A siriema estava bem após uma análise inicial, sem ferimentos, e foi levada para o condomínio Alphaville, na Serra, onde é comum encontrarmos essa espécie. Lá ela foi solta e fez um lindo voo em sua decolagem", destacou Saulo, informando que a siriema é um animal que voa um pouco acima da baixa vegetação e perto de lagos.

Outros animais

Além desses animais, foram recuperados gambás, turu-turu, falcão e cobra jiboia. "Raro é o dia que não temos uma chamada para recolher um animal que esteja em área urbana", destacou o subsecretário de Qualidade Ambiental e Bem Estar Animal, Ademir Barbosa Filho.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

A Semmam orienta as pessoas que encontrarem um animal silvestre na área urbana a não fazer o resgate sozinhas e acionar o Fala Vitória 156 ou ligar para 3382-6578. Assim, agentes de proteção ambiental irão até o local fazer o resgate.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.