/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Comunidade de Guaçuí busca certificação como Quilombola

Com o documento, eles serão reconhecidos como descendentes afro brasileiros, e vão, além de ter novas oportunidades culturais, também resgatar a história e a cultura para o município

Redação Folha Cachoeiro
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Uma comunidade localizada no Córrego Sossego, na zona rural de Guaçuí, está buscando a sua certificação como quilombola. Com o documento, os membros poderão ser reconhecidos como descendentes afro brasileiros, o que poderá trazer novas oportunidades culturais e de geração de renda, além do resgate histórico para o município.

Segundo a Secretaria de Agricultura de Guaçuí, a comunidade conta com aproximadamente 30 famílias que vivem da produção agrícola, como café e leite, principalmente. “A certificação como comunidade quilombola pode abrir caminhos para novas oportunidades, como a geração de renda para os moradores, além da questão turística e histórica, tão importante não só para a comunidade como para Guaçuí, pois conta a história da construção do nosso município”, destaca Kênia Resende Cardoso.

Os moradores do local se autodeclaram quilombolas e suas atividades valorizam as tradições de seus antepassados, como a tradicional festa religiosa de 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura. “É um grande evento que reúne pessoas de várias regiões e movimenta a comunidade”, afirma, destacando que as características também se acentuam na culinária, com a fabricação de produtos como a farinha de mandioca, açúcar mascavo, polvilho, entre outros.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Em busca da certificação da comunidade como quilombola, eles estiveram reunidos com coordenador estadual de Comunidades Quilombolas do Espírito Santo, Arilson Ventura. Os integrantes da comunidade já encaminharam toda a documentação à Fundação Palmares, para a abertura do processo de solicitação de certificação.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.