/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Novembro Azul: câncer de próstata mata um homem a cada 40 minutos no Brasil

Os cuidados com a saúde são subestimados por grande parte dos homens, que normalmente não se preocupam em fazer os exames de rotina. Conheça as doenças que mais afetam os homens

Redação Folha Vitória
audima
audima
Novembro Azu lembra a importância da prevenção ao câncer de próstata  Foto: Marcelo Camargo/ABr
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A edição deste ano da campanha Novembro Azul vai ampliar sua abordagem – com o mote “De novembro a novembro azul - movimento permanente pela saúde integral do homem”, a ação vai orientar sobre o câncer de próstata e também alertar os homens sobre a importância de cuidar da saúde.

Criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, a campanha visa orientar a população masculina sobre o câncer de próstata. A doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

A proposta do instituto este ano é, com a campanha já consolidada no Brasil, passar a alertar sobre os cuidados com a saúde integral do homem, mobilizando a população masculina para que se torne protagonista de sua história e responsável por sua própria qualidade de vida, em diferentes fases da vida.

Câncer de próstata

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O que é: O câncer de próstata é uma doença assintomática, que só pode ser detectada por meio dos exames de rotina. É o segundo tipo de câncer que mais mata homens em todo o mundo, perdendo apenas para o câncer de pulmão. Segundo o especialista, um em cada 35 homens morrem em decorrência da doença e, a cada ano, no mínimo 70 mil novos casos são descobertos.

Tratamento: O paciente diagnosticado com câncer de próstata em fase inicial pode passar por sessões de radioterapia, com o intuito de eliminar o tumor; há também o tratamento cirúrgico, que é a remoção do órgão. Quando o homem descobre a doença em um estágio avançado, ou seja, se ela já se espalhou por outros órgãos, não há tratamento que apresente eficácia

Como prevenir: Não há formas de prevenção, por isso é tão importante fazer os exames periódicos anualmente. Se a doença for descoberta ainda em estágio inicial, as chances de cura são de até 90%.

Atividades

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Durante o mês de novembro, serão realizadas atividades de orientação sobre o câncer de próstata e a saúde do homem e ações para estimular a atividade física. Haverá distribuição de material informativo e prédios serão iluminados na cor azul – entre eles, o Viaduto do Chá, em São Paulo, e o Congresso Nacional, em Brasília.

Um dos destaques da programação é o II Fórum Ser Homem no Brasil, marcado para a próxima segunda-feira (7). Com apoio do Senado Federal, o evento vai reunir profissionais de saúde, parlamentares, governantes, representantes do Ministério da Saúde e população em geral para debater a prevenção e o combate ao câncer de próstata e outros tipos de câncer, como de pênis e testículo.

Nas redes sociais, a campanha vai tratar da saúde integral do homem e usará as seguintes hashtags: #novembroazul #denovembroanovembroazul #menospreconceito e #maisvida. A programação completa do Novembro Azul pode ser conferida no portal do Instituto Lado a Lado pela Vida.

Com informações do Portal R7!

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.