/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

França: Fillon vence primária de centro-direita e será candidato a presidente

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Paris - François Fillon, um social conservador que defende uma economia liberal, venceu a primária do Partido Republicano, de centro-direita, posicionando-o como o principal candidato para enfrentar a postulante da Frente Nacional, Marine Le Pen, nas eleições presidenciais de 2017.

O ex-primeiro-ministro Fillon, que se compara a Ronald Reagan e Margaret Thatcher, estava à frente do prefeito de Bordeaux, Alain Juppé, no segundo turno da primária, obtendo 69,5% da votação parcial, contra 30,5% para Alain Juppé. Duas semanas atrás, as pesquisas mostravam que Juppé, um centrista com apelo bipartidário, tinha uma vantagem confortável.

"Desejo boa sorte à França", disse Juppe em um discurso para admitir a derrota nas primárias, logo após os primeiros resultados chegarem. Juppé fez a sua campanha em sua habilidade de se opor a Le Pen construindo uma coalizão larga dos eleitores, indo da centro-direita à esquerda. Uma pesquisa realizada com 640 pessoas que votaram na primária de hoje, aberta a eleitores de todas as classes políticas, mostrou que 29% das pessoas que votaram em Juppé eram esquerdistas e 19% mais centristas.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A plataforma de Fillon é mais polarizadora. Ele pede cortes profundos nos gastos, afrouxando as leis trabalhistas que protegem os trabalhadores e incentivos fiscais para as empresas e os mais ricos. Se eleito presidente, Fillon diz que cortará 500 milhões de empregos do setor público e 100 bilhões de euros em gastos públicos, abolirá a semana de trabalho de 35 horas e elevará a idade de aposentadoria.

Durante a campanha primária, ele se esforçou para demonstrar seu apego aos valores conservadores da família. Fillon, que votou contra o casamento homossexual em 2013, diz que reverteria parte da lei relacionada ao direito dos casais do mesmo sexo de adotar e disse que lideraria uma campanha internacional contra a sub-rogação.

Sua plataforma enfrenta a forte oposição de eleitores esquerdistas com os quais o Partido Republicano contou para vencer a Frente Nacional em eleições passadas. Apenas 18% das pessoas que votaram em Fillon neste domingo vieram da esquerda ou do centro, segundo pesquisa.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

As pesquisas de opinião mostram que os candidatos esquerdistas estão muito atrás, deixando Fillon com pouca oposição dos principais partidos.

Este ano, no entanto, os eleitores em todo o Ocidente surpreenderam os pesquisadores e especialistas ao desafiar suas previsões. Além disso, poucas pesquisas testaram Fillon como um candidato presidencial, e seus rivais ainda não começaram a fazer campanha seriamente. Fonte: Dow Jones Newswires.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.