/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Lavrov e Wang Yi vão a Viena para discutir sobre Irã

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Viena - O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, vai chegar a Viena na noite deste domingo para participar das negociações sobre o programa nuclear do Irã, enquanto o da China, Wang Yi, deverá estar na capital austríaca na manhã de segunda-feira, segundo diplomatas ocidentais e agências de notícias.

Teerã e seis potências mundiais - Alemanha, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia - têm prazo até a noite de amanhã para chegarem a um acordo que limite o programa nuclear iraniano em troca da suspensão de sanções impostas ao Irã pelo Ocidente.

Nos últimos dias, porém, autoridades dos EUA, da Europa e do Irã têm afirmado que poderão ser obrigados a prolongar o diálogo além do prazo estabelecido.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, se reuniu hoje pelo terceiro dia consecutivo com seu equivalente iraniano, Javad Zarif, de acordo com autoridades dos EUA. Catherine Ashton, a principal diplomata da União Europeia em Viena, também participou do encontro. Mais tarde, Kerry deverá se reunir com o ministro de Relações Exteriores saudita, Saud al-Faisal, antes de participar de um jantar com Catherine e chanceleres da França, Alemanha e Reino Unido.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Aliados dos EUA no Oriente Médio estão acompanhando de perto as discussões em Viena. Israel e Arábia Saudita, em particular, expressaram temores de que o Irã mantenha tecnologias para a produção de armas nucleares, como parte de um eventual acordo com as potências mundiais. Teerã alega que seu programa tem apenas fins pacíficos. Fonte: Dow Jones Newswires.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.