Inmet emite alerta laranja para tempestades no ES e outros estados
Há risco de grandes acumulados de chuvas, ventos intensos e queda de granizo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acendeu um alerta de "perigo" para tempestades para o Espírito Santo, Rio de Janeiro e partes de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. O aviso é válido até domingo (20).
Há risco de grandes acumulados de chuvas, entre 30 e 60 mm/h, ventos intensos, de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Isso pode ocasionar corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
LEIA TAMBÉM:
>> Mais de 50 mil pães serão doados no ES em troca de óleo usado e garrafas PET neste sábado
>> Estudante de 14 anos mata 3 colegas e tira a própria vida em escola
>> Carnaval 2025: Sambão do Povo terá shows de graça após ensaios técnicos
No Espírito Santo, o aviso é válido para o trecho do extremo sul. No caso de Minas, estão em alerta áreas do Triângulo Mineiro, da região central, da Zona da Mata, oeste, sul, sudoeste, do Vale do Rio Doce e da região metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com o mapa do Inmet, em São Paulo, o alerta vale para áreas próximas a Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Campinas, Ribeirão Preto, Piracicaba, Marília, Araraquara, Bauru, Vale do Paraíba, além da região metropolitana. A capital paulista não é abrangida por este alerta.
No Mato Grosso do Sul, estão em alerta o leste, centro-norte e sudoeste, além do Pantanal sul-mato-grossense.
Uma faixa bem maior do País está em alerta de "perigo potencial" para chuvas intensas ou tempestades. Esses alertas valem para partes de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.