/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Reading Smiles: Estudantes do ES abraçam projeto que arrecada livros para crianças carentes

Pelo menos 300 livros já foram arrecadados após a campanha feita por três alunas adolescentes de escola particular em Vitória

Lucas Gaviorno *Estagiário

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Lilian Rabinovitch
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O que meninas apaixonadas por leitura podem fazer quando percebem que nem todas as crianças e jovens têm acesso a livros? No caso das estudantes Rafaela Rabinovitch, Júlia Volpato e Giulia Simões, todas com 15 anos, o caminho foi abraçar a iniciativa Reading Smiles, uma ONG de doação de livros, criada no Rio de Janeiro, que tem o objetivo de levar bons livros à garotada que vive em áreas menos favorecidas da cidade.

A ONG carioca de incentivo à leitura começou com a estudante Maria Antonia Klabin e foi trazida ao Espírito Santo pelas três estudantes.

"O meu privilégio veio acompanhado da consciência sobre a minha responsabilidade. Para muitas crianças, o acesso a recursos que são parte do meu dia a dia, não é tão simples. Por isso, se tenho a oportunidade de fazê-las felizes com uma boa ação, por que não? A leitura é um hábito em comum entre pessoas determinadas, e deve ser instigado desde a infância", conta Rafaela Rabinovitch. Para ela, a arrecadação de livros infantis para doação é um privilégio.

LEIA TAMBÉM:

CNH Social: divulgada lista dos 3.500 aprovados para tirar habilitação de graça no ES

VÍDEO | Bebê engasga com leite materno e é salvo por bombeiro no Sul do ES

A grandeza de ser professor que educa e inspira!

Em todos os meses, a Reading Smiles faz uma campanha em algum dos estados que mantém sede no Brasil e, neste mês, foi a vez do Espírito Santo.

As estudantes começaram a arrecadar os livros infantis no mês de setembro, para poder entregar para crianças carentes no Dia das Crianças.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Algumas doações já foram entregues e outras ainda vão ser entregues nas instituições de caridade. Na primeira campanha foram arrecadados 300 livros.

Foto: Rafaela Rabinovitch
Rafaela Rabinovitch, Júlia Volpato e Giulia Simões entregando as doações em uma instituição de caridade

Julia Volpato, que também participa do projeto, acredita que os livros podem despertar a imaginação das crianças.

"A oportunidade de descobrir novos mundos através dos livros para essas crianças é um privilégio que me trouxe muita alegria e aprendizado. Na hora da entrega dos livros, ver a empolgação nos rostinhos foi gratificante e me lembrou do porquê eu participo, pois acredito que a leitura pode mudar vidas. Acredito que cada livro entregue é uma chance de despertar a imaginação, ampliar o conhecimento e criar novas perspectivas, e o sorriso de cada criança reafirma que, por meio dessas doações, estamos contribuindo para um futuro mais cheio de sonhos e possibilidades", afirma Julia.

Além do Espírito Santo e Rio de Janeiro, o projeto também funciona nos estados de São Paulo, Ceará e Bahia. Vale ressaltar que as doações ainda podem ser feitas, pois o projeto continuará trabalhando para que as doações sejam feitas em outros períodos.

A estudante Giulia Simões também falou como se sente fazendo parte do Reading Smiles no Espírito Santo: "É uma experiência incrível, uma das melhores que já tive. É contagiante ver a alegria das crianças ao receberem a doação. Com certeza não vamos parar. Vamos realizar mais campanhas", garantiu. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.