/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Primeiro voo com brasileiros resgatados no Líbano pousa em São Paulo

Avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com repatriados do Líbano pousa em São Paulo na manhã deste domingo (6) com 228 passageiros e três pets

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Jéssica Gomes/Secom/PR
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O primeiro voo com brasileiros repatriados do Líbano pousou na Base Aérea de São Paulo (SP), em Guarulhos, às 10h25 deste domingo (6), com 228 brasileiros e três pets a bordo.

O avisão KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) faz parte da primeira fase da Operação Raízes do Cedro, de repatriação de brasileiros que pediram ajuda ao governo federal para deixar a zona de guerra entre Israel e o grupo extremista Hezbollah.

VEJA TAMBÉM:

> Líbano: 375 mil pessoas deixam o país em duas semanas

> Ataque israelense a mesquita mata 19 pessoas na Faixa de Gaza

> Israel intensifica ofensiva em Gaza e no Líbano; Macron pede cessar-fogo

“Estou indo para a minha casa”, comemorou a passageira Mariam Sadek.

O voo priorizou mulheres, idosos e crianças, dez delas de colo. Um trabalho de articulação que envolve equipes do Ministério das Relações Exteriores em Brasília e na Embaixada do Brasil em Beirute e a ação operacional da Força Aérea Brasileira.

TRÊS MIL PEDIDOS DE REPATRIAÇÃO

Estima-se que comunidade brasileira no Líbano é de cerca de 20 mil pessoas. Até agora, três mil brasileiros manifestaram interesse em voltar ao Brasil. 

“Estávamos debaixo da guerra”, destacou a passageira Maria Hussein Hindi.

A aeronove que pousou neste domingo em São Paulo vai voltar ao Líbano para uma próxima etapa da operação.

Carregando...

EQUIPE MÉDICA A BORDO

Na tripulação do KC-30, havia uma equipe multidisciplinar com três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos para garantir acolhimento e assistência. E, quando o KC 30 da FAB tocou a pista da Base Aérea de Guarulhos, os brasileiros já tinham à disposição um grupo de 35 profissionais.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Servidores da Polícia Federal, da Anvisa e da Receita Federal foram designados para facilitar o processo de imigração. Para prestar atendimentos emergenciais e atualizar cadernos de vacinação, foram destacados 15 integrantes da Força Nacional do SUS.Todos foram treinados no acolhimento sobre questões éticas, culturais e como é o comportamento para receber repatriados do Líbano.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.