/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Presas produzem polvos de crochê para bebês internados em Utin

Os bonecos são feitos com linhas e enchimentos antialérgicos, que podem ser esterilizados em autoclave

Redação Folha Vitória

audima
audima
Foto: Divulgação / Sejus
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Mulheres do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC) estão produzindo cerca de 40 polvos de crochê para auxiliar o tratamento de recém-nascidos em Unidade de Terapia Intensiva (UTIN) do Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves (HEJSN). 

Os brinquedos serão entregues nesta quinta-feira (10) no hospital, que fica localizado no município da Serra.

Leia também:

> Engenheira morre em acidente com rolo compressor em Macaé

> Moraes autoriza volta do X no Brasil após pagamento de multas

> Horário de verão só será retomado se for "imprescindível", diz ministro

O projeto é desenvolvido com a ajuda da voluntária Rogéria de Aguiar Alvim que explica as funções terapêuticas do brinquedo. 

“Os polvos de crochê recebem o formato do útero e os tentáculos funcionam como acalento para os bebês, assim como o cordão umbilical. O valor terapêutico está nesse processo, de transmitir calma ao bebê, como se ele ainda estivesse no ventre da mãe”, explicou.
Carregando...

No Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC) dez internas aprenderam a técnica artesanal para produção dos polvos de crochê. Os bonecos são feitos com linhas e enchimentos antialérgicos, que podem ser esterilizados em autoclave. 

“Os tentáculos dos polvos terapêuticos não podem passar de 22 centímetros, tamanho ideal para os recém-nascidos. A cabeça tem em média 10 centímetros e até os olhinhos dos polvos são bordados com linha. Tudo para não machucar o bebê. Os materiais podem ser esterilizados”.

A interna B.R. é participante da iniciativa e diz que contribuir com o tratamento de crianças da UTIN torna o projeto mais especial.

“Por algum motivo, esses bebês estão na UTIN, sem conseguir ter o aconchego do colo da mãe ou do pai nesse momento. Aprendemos que o polvo de crochê remete principalmente a estar na barriga da mãe de novo, algo que dá calma e conforto para o bebê, e isso traz o sentimento de que estamos participando de um projeto importante. É muito gratificante para nós contribuir com essa iniciativa”, afirmou B.R.

Serviço:

Data da entrega: 10/10 (quinta-feira)
Hora: 11 horas
Local: Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves (HEJSN) - Av. Paulo Pereira Gomes, S/N - Morada de Laranjeiras, Serra – ES.
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.