Ninho de pássaros em poste causa infestação de piolhos em condomínio na Serra
Moradores do condomínio, em Colina de Laranjeiras, relatam que os piolhos estão caindo do ninho e picando crianças e adultos que passam no local
Moradores de um condomínio, localizado no bairro Colina de Laranjeiras, na Serra, estão assustados com uma situação inusitada. Um ninho de pássaros foi feito em um poste no condomínio e está infestado de piolhos.
Registro feitos por uma moradora mostra os insetos, que estão caindo do ninho e chegam a picar crianças e adultos que passam no local.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO | PF prende 5 suspeitos de fabricar e vender anabolizantes no ES
VÍDEO | Torcedores do Peñarol incendeiam moto e brigam com policiais no Rio
Guerra por herança: 323 famílias brigam por bens na Justiça do ES
Bárbara Stancini, moradora do condomínio, conta que uma empresa de dedetização até foi ao local para exterminar os piolhos.
"O condomínio já fez a dedetização na parte externa, os moradores fizeram dentro das casas. Porém, o foco, que é o ninho, está em um poste que tem transformador, e só a EDP pode mexer. O problema é que eles não estão vindo, já foram feitas inúmeras solicitações", relatou Bárbara.
O biólogo Daniel Gosser Motta, mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), avalia a reclamação e afirma que os insetos são, realmente, piolhos.
"Provavelmente se trata do ácaro Ornithonyssus sp., conhecido popularmente como piolho de pombo. São ectoparasitas, ou seja, vivem sobre a pele dos animais, alimentando-se de sangue de mamíferos, aves e répteis", afirma Daniel Motta.
O biólogo também explica que a picada desse piolho em humanos pode ser prejudicial à saúde.
"As picadas desses animais nos seres humanos podem causar dermatites, provocando uma coceira enorme e feridas na pele. É imprescíndivel a retirada do ninho com as aves, caso sejam elas os hospedeiros destes parasitas, e depois a contratação de uma empresa para pulverizar os locais para extermínios dos piolhos", avalia Daniel.
EDP diz que vai enviar equipe ao local
A EDP, concessionária de energia que atende o bairro, foi procurada pela reportagem do Folha Vitória e informou que "enviará uma equipe ao local e adotará as medidas cabíveis".
Questionada sobre o prazo para o atendimento, a EDP declarou que a previsão é que seja feito nesta quinta-feira (24).
*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel