Horário de verão: governo decide não retomar em 2024
A decisão do governo federal, no entanto, pode ser revista no próximo ano
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta quarta-feira (16) que o horário de verão não será retomado em 2024. A decisão do governo federal, no entanto, pode ser revista no próximo ano.
LEIA TAMBÉM:
>> VÍDEO | Incêndio atinge restaurante na Praia do Canto, em Vitória
>> Stalking: como saber se você é vítima de perseguição; ES tem quase 4 vítimas por dia
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico chegou a recomendar a volta, mas o governo descartou decretar o retorno da medida neste momento. O horário de verão foi extinto em 2019, após 88 anos de vigência.
“Chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação de horário de verão para esse verão. Nós temos a segurança energética assegurada, há o início de um processo de restabelecimento, ainda muito modesto, da nossa condição hídrica. Mas temos condições de chegar, depois do verão, em condição de avaliar, sim, a volta dessa política para 2025″, disse Silveira.
Além disso, segundo o ministro explicou em entrevista, se o horário de verão fosse retomado em 2024, só poderia ser adotado a partir de novembro, o que impediria o aproveitamento do período de maior benefício econômico da medida, que ocorre entre outubro e meados de dezembro.
Segundo o ministro, no entanto, é importante que o horário de verão seja sempre considerado como uma política que ajude na economia de energia elétrica no país.
“Ele não pode ser fruto de uma avaliação apenas dogmática ou de cunho político. É uma política que tem reflexos tanto positivos quanto negativos no setor elétrico e na economia, portanto deve sempre estar na mesa para uma avaliação precisa do governo federal”, disse.
*Com informações do Portal R7.