/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Vem bebê por aí? Saiba como conseguir enxoval de graça no ES

Algumas prefeituras do Espírito Santo, por meio do CRAS, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), oferecem apoio às futuras mamães; saiba mais!

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Leonardo Duarte/PMV
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O nascimento de um bebê envolve uma grande e complexa preparação das famílias: exames de pré-natal, preparação do quarto, compras do enxoval. Entretanto, muitos dos itens possuem um alto custo, não sendo possível de adquiri-los por todas as mães e famílias. 

Com a situação, o que poucos cidadãos sabem é que muitas prefeituras do Espírito Santo possuem ações sociais, muitas vezes feitas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), para oferecer o enxoval de maneira gratuita. 

LEIA TAMBÉM:

>> Milagre? Motociclista escapa de acidente com caminhão sem freio em ladeira; veja vídeo

>> Caminhão invade empresa e deixa dois feridos em Cachoeiro

>> Vazamento de óleo em campo de petróleo de São Mateus é monitorado pelo Iema

Segundo a Prefeitura de Vitória, o município conta com o projeto “Sou da Ilha”, que consiste na entrega de kits maternidade para as gestantes residentes no município e acompanhadas pela rede municipal de saúde.

"Os kits maternidade contêm itens essenciais para os primeiros meses do bebê, como bolsa maternidade, body, manta, toalha de banho infantil, meia, fralda descartável e sabonete líquido infantil", descreve. 

Para receber o kit, a gestante precisa realizar seis ou mais consultas de pré-natal, um ou mais atendimentos odontológicos, estar com o cartão de vacinação atualizado e participar do grupo de gestantes na unidade de saúde, onde será feita a entrega dos kits.

Carregando...
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Já a Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria de Assistência Social, informa que o auxílio-natalidade é um benefício eventual oferecido às gestantes em vulnerabilidade social com renda de até meio salário mínimo per capita. 

"Ele pode ser solicitado diretamente no Cras de referência da moradora até 60 dias após o nascimento do bebê, mediante apresentação da certidão de nascimento", disse o município. 

É explicado que o benefício é no valor de 1/3 do salário mínimo e é creditado diretamente na conta bancária da solicitante. 

Em Aracruz, a Secretaria de Assistência Social fornece o kit natalidade. Para ter direito ao benefício basta a pessoa procurar o CRAS mais próximo de sua residência ou a Secretaria de Assistência Social, que está localizada no centro de Aracruz.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Aracruz

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), informa que o município oferece a gestantes o Benefício Eventual de Auxílio Natalidade.

"A gestante recebe um kit natalidade (caso sejam gêmeos, o município disponibiliza 1 salário mínimo). Entre os itens presentes no kit está uma bolsa unissex com shampoo infantil, pomada anti-assadura, sabonete infantil, algodão, lenço umedecido, mamadeira, toalha, fraldas, além de uma banheira infantil, jogo de lençol e vestuário para o recém-nascido".

Para ter acesso ao benefício, a requerente deve ser moradora de Viana, ter passado por pelo menos 6 consultas pré-natal, ser acompanhada pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e ter renda familiar per capita de 1/4 do salário mínimo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

A ação é feita pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e a entrega é feita no grupo de gestantes entendidas em um dos quatro CRAS do município.

LEIA TAMBÉM: Bunker tinha 500 tabletes de cocaína avaliados em mais de R$ 100 milhões

Em Colatina, a Secretaria de Assistência Social disponibiliza o benefício eventual por natalidade. Ele é ofertado pelos CRAS e CREAS do município em forma de itens de enxoval para o bebê.

Para ter acesso, são observados os seguintes requisitos:

- Ser residente no município de Colatina
- Ter renda familiar por pessoa inferior a 1/2 salário mínimo;
- Estar na 38ª semana de gestação ou ter nascido um novo membro na família.
- Para atendimento, basta agendar o atendimento em um dos CRAS do município.

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria da Assistência Social da Serra (Semas) destacou que, conta com um benefício financeiro chamado Benefício Natalidade. 

O programa é voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social e de renda, que atende gestante de gêmeos.

"O Cras é a porta de entrada para o atendimento da demanda. O benefício é eventual e tem o valor de meio salário mínimo por criança", narrou a Prefeitura da Serra.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.