/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Curry dourado: veja como utilizar a cor do ano 2025 nos ambientes

A novidade foi divulgada no evento inédito no Espírito Santo ColourFutures 2025. Confira ainda quais são as paletas complementares

Amanda Drumond

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: 2024 Akzo Nobel N.V.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Curry Dourado é a cor que irá reger o ano de 2025. A novidade foi divulgada no evento inédito no Espírito Santo ColourFutures 2025, realizado pela Coral e pela CasaCor, com o tema “Acredite em uma nova vibração”.

O estudo das cores e tendências é realizado há 21 anos pela fabricante da Coral, a multinacional holandesa de tintas e revestimentos AkzoNobel, que preparou três paletas complementares para serem utilizadas com a cor.

LEIA TAMBÉM:

Maior superlua do ano pode ser vista nesta quinta-feira (17)

VÍDEO | Faraó caramelo: cachorro aparece no topo de pirâmide do Egito

Brasil despeja 1,3 milhão de toneladas de plástico por ano no oceano

O arquiteto Maurício Arruda falou sobre a escolha para cerca de 300 pessoas, entre arquitetos, engenheiros e lojistas, no clube Ítalo Brasil, na Ilha do Boi, em Vitória, onde está sendo realizada a CasaCor.

Foto: Divulgação/ RF Assessoria

De acordo com ele, esta cor é um amarelo quente e segue um padrão "natural" da escolha para este ano: Lugar de Afeto, um neutro rosado. "Os amarelos fizeram muito sucesso entre 2007 e 2013 e acabaram voltando agora", explicou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Para chegar a esta escolha, uma equipe de especialistas, liderada pela diretora criativa Heleen van Gent, traduz os insights reunidos na Previsão de Tendências, em cores que representem o espírito do momento.

Foto: Divulgação/ RF Assessoria

Anualmente, especialistas de vários países e de diversas áreas do design são convidados pela empresa para compreender os rumos do mundo e quais fatores influenciarão o jeito de viver das pessoas.

As representantes brasileiras foram Carlota Gasparian e Adriana Pedrosa, designers de Cores e Superfícies do Atelier Adriana e Carlota, além de um convidado especial, o arquiteto Maurício Arruda.

Foto: 2024 Akzo Nobel N.V.

"Nossa Cor do Ano é surpreendente, é o nosso convite para que as pessoas saiam da zona de conforto. Os amarelos fizeram muito sucesso entre 2007 e 2013. Agora, novamente, o movimento é por um desejo de recomeço e de acolhimento do novo, por um toque de cor que traga alegria às paredes e um sorriso no rosto", afirmou a gerente de color ativação Brasil de tintas decorativas da AkzoNobel, Priscila Perez.

Paletas complementares


Divulgação/ RF Assessoria
Divulgação/ RF Assessoria
Divulgação/ RF Assessoria

A AkzoNobel definiu três paletas complementares à cor do ano: a Destemida, a Artesanal e a Ancestralidade. Confira:

• Destemida: anime-se para buscar novos horizontes

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

São cores inspiradas pelo sentimento de aventura, fora da zona de conforto. Na busca por uma casa espontânea, use tonalidades autênticas. “Combinar neutros e pastéis cria um espaço que resiste à prova do tempo”, sugere Heleen van Gent.

Nessa paleta estão as cores Curry Dourado, Bola de Basquete, Grandes Sertões, Bege Costeiro, Frescobol, Lugar de Afeto, Azeitona Fresca, Fascinação, Azul Panorâmico, Azul Marinho Vibrante.

• Paleta Artesanal: orgulhe-se da criatividade e habilidade humanas

O artesanato pressupõe sabedoria profunda, habilidade e design inteligente, transmitindo uma sensação de autenticidade e humanidade. As tonalidades amadeiradas e argilosas são o pano de fundo perfeito para acessórios e mobiliário feitos com materiais naturais como argila, madeira, rattan e linho.

As cores artesanais ajudam você a se sentir conectado com os materiais naturais do mundo”, disse Heleen van Gent.

Cores da paleta: Curry Dourado, Silêncio de Inverno, Marrom do Século, Chá com Leite, Marrom Autêntico, Manuscrito, Esconderijo Silencioso, Nevoeiro Romano, Planícies Escocesas e Bela Urze.

• Ancestralidade: sinta-se enraizado e orgulhoso de quem você é

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Essa paleta inspira a revalorizar o entorno e reconhecer a riqueza das heranças que nos tornam únicos e diversos. Essa tendência é rica em influências ancestrais variadas e pessoais; um lar que celebra orgulhosamente sua identidade e raízes singulares.

É inspirada em tons terrosos e corantes naturais encontrados ao redor do mundo. “Refletindo as histórias de muitas culturas ao redor do mundo, as cores da ancestralidade são aconchegantes e caseiras. Não importa de onde você vem”, diz Heleen van Gent.

As cores dessa paleta são: Curry Dourado, Rio de Cascalho, Pedra Esculpida, Folha de Louro, Tâmara, Lagoa Natural, Folhas Secas, Luar Misterioso, Pote de Argila e Doce de Leite Mineiro.

Do interior do Rio de Janeiro para o ES

Foto: Divulgação/ RF Assessoria

O jovem arquiteto Jardel Vicente, de 31 anos, saiu do interior do Rio de Janeiro, em Itaperuna, para vir ao Espírito Santo apenas assistir ao evento e à fala do arquiteto Maurício Arruda.

"Eu vim a convite de uma loja. Quase todos os anos eu venho aqui na CasaCor de Vitória, por gostar muito e por achar o conceito apresentado muito palpável, realista e dentro da nossa realidade. Então acho que é um dos maiores exemplares, nacionalmente falando", disse Vicente.

Questionado sobre a escolha da cor, Jardel explicou que não esperava essa tonalidade, mas que acabou amando.

"Uma cor bem vibrante, alegre, eu gostei muito. Eu acho que as pessoas têm um pouco de medo de usarem cores vibrantes. Eu, particularmente, amo. Então, aonde eu puder usar, eu vou usar. Claro, com parcimônia, para não ficar nada exagerado, nada muito pesado", afirmou o arquiteto do Rio de Janeiro.

De acordo com ele, várias outras cores podem auxiliar na utilização do Curry Dourado, para não pesar o ambiente, tanto em paredes, quanto em objetos decorativos.

Evento anual

Foto: Divulgação/ RF Assessoria

Em entrevista ao Folha Vitória, a gerente de marketing de tintas decorativas da AkzoNobel para o Brasil, Tamara Goes, contou que a primeira vez do evento no Estado foi um sucesso e, por isso, garantiu residência fixa.

"Vitória é um mercado bastante importante pra nós. Nós temos parceiros fortes aqui. Então, em conjunto com eles, nós trouxemos o ColourFutures 2025 para que todos os profissionais da região tenham a possibilidade de ter um contato com o estudo, com um pouco mais de detalhe", informou Tamara.

De acordo com ela, cerca de 5 mil arquitetos são impactados pela marca no Brasil.

"Aqui não tem, por exemplo, só profissionais de Vitória ou da região metropolitana. Têm muitos profissionais que vieram, realmente, do interior. Isso é muito importante, porque um dos nossos principais objetivos é democratizar o acesso a essas informações, em todas as regiões brasileiras", explicou.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06
Segundo Tamara, o site da Coral, inclusive, possui muitas ferramentas técnicas para profissionais da área, como o Coral Matiz e o Teste Fácil. "Todo esse esforço é para facilitar a vida dos profissionais, então é só acessar o site e conhecer um pouco das nossas plataformas", disse.
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.