Aluna do Ifes serra copo Stanley e vídeo viraliza nas redes sociais
A estudante Gabriele Pareas, do Ifes de Cachoeiro de Itapemirim, participou do experimento e contou que viu algo inédito: "Foi muito divertido"
O que você acha que tem dentro de um copo Stanley? A partir desta pergunta, a aluna Gabriele Pareas, do Ifes de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, serrou o objeto ao meio em um maquinário, e mostrou o que havia dentro do recipiente térmico.
A publicação viralizou nas redes sociais, após o vídeo do experimento ser publicado no perfil Ifes Ciência, projeto realizado por alunos da instituição com a coordenação de um professor de Física.
LEIA TAMBÉM:
Weverson anuncia que sua primeira ação será convocar aprovados nos concursos da Serra
Vini Jr. e Real Madrid decidem não comparecer à cerimônia do prêmio Bola de Ouro
Previsão do tempo: saiba como será os últimos dias de outubro no ES
"O experimento me mostrou uma coisa nova, eu nunca tinha visto um copo térmico cortado ao meio antes. Foi muito divertido! O coordenador do projeto, que foi meu professor de Física no Ifes, disse que está muito feliz com o resultado do vídeo", contou.
Gabriele disse que ficou nervosa quando a publicação começou a viralizar:
"Eu estava bem apreensiva, porque não sabia como seria quando viralizasse. A sensação é difícil de descrever, mas fiquei feliz por ver o projeto crescendo".
A aluna explicou ao Folha Vitória, que o intuito do experimento científico foi mostrar como a troca de calor acontece no copo térmico.
"O copo Stanley é formado por duas camadas de aço inoxidável. Durante a fabricação, o ar que envolve essas camadas é retirado, e uma camada de vácuo se forma. A transferência de calor em meio material acontece através de condução ou convecção, e como existe vácuo entre as camadas que constituem o copo, o calor não se propaga. O fato de o aço inoxidável ser espelhado também contribui, porque faz com que o calor seja refletido, e não transferido para o líquido", explicou.
Gabriele também disse que ficou com medo no momento em que serrou o copo: "Tive medo devido à serra, mas foi tranquilo, porque usamos o equipamento de proteção individual (EPI), e contamos com a presença do coordenador do projeto".
Gabriele, que é estudante de técnico em Mecânica, explica que o experimento faz parte do projeto Ifes Ciência.
O programa é realizado por alunos do Ifes de Cachoeiro, com a coordenação de um professor de Física da instituição.
O intuito do projeto é divulgar a ciência, de uma forma dinâmica e divertida para todos, com uma linguagem natural, para que todas possam ver a ciência que existe na rotina", disse Gabriele.
Quando o copo foi cortado, a apreensão deu lugar à surpresa, e o interior oco do objeto foi revelado. O espaço entre as duas camadas de aço inoxidável é esvaziada à vácuo, para coibir a troca de calor entre o copo e o líquido.
Veja o vídeo:
O resultado do experimento gerou bastante repercussão nos comentários da publicação. Internautas ficaram espantados com o resultado.
"Não sei em que esse pensamento foi baseado, mas na minha cabeça, dentro do copo tinha uma camada de isopor", disse um perfil.
Já outro internauta ficou bastante empolgado com os experimentos postados no perfil.
"Cada dia que passa me sinto mais empolgado com os vídeos de vocês! Os vídeos são demais, cada experiência e cada curiosidade revelada é uma aula para nós. Curto demais. PA-RA-BENS!!!!" disse o internauta.
Devido ao alto preço, este internauta publicou o seguinte comentário:
"Achei que tinha umas pedrinhas de ouro, por causa do preço..."
Este experimento foi publicado na conta do Instagram do Ifes Ciência. No perfil, eles postam vídeos com vários outros experimentos relacionados a ciência.
Nesta experiência, os alunos desafiam a gravidade e mostram que o líquido do pote não caiu.
Veja o vídeo:
O perfil já conta com mais de 160 mil seguidores no Instagram, mostrando que a ciência gera muita curiosidade nos internautas.
*Texto sob supervisão da editora Erika Santos