/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Anvisa suspende propaganda de suplemento "Xo Xuca"

Motivação considera a veiculação de propagandas enganosas relacionadas à substituição da chuca

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Arte/Folha Vitória/Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Uma decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (24), determina a suspensão da publicidade e divulgação irregular do suplemento de fibras da marca "Xo Xuca".

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O produto é destinado ao combate do intestino preso. A decisão não proíbe a venda ou mesmo a comercialização, apenas a propaganda. 

A motivação, segundo a publicação no Diário Oficial, considera a veiculação de "propagandas enganosas relacionadas à substituição da chuca (gíria para o termo enema que é uma técnica de limpeza da região anal) e de alegações terapêuticas para doenças graves" em cápsulas à base de psyllium, chia e linhaça.

LEIA TAMBÉM: Ora-pro-nóbis: "Planta é remédio natural". Biomédico fala benefícios, indicação e como consumir

Para o órgão regulador, a propaganda do produto com a assimilação à "chuca" pode levar os consumidores a um falso entendimento.

A medida é válida para sites, redes sociais, provedor de conteúdos e lojas digitais sob responsabilidade da empresa.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

No anúncio, a empresa fabricante afirma que tomar “Xo Xuca” regularmente elimina ou diminui consideravelmente a necessidade de fazer a “chuca”.

“Porém um leve enxágue nunca é demais. Ao contrário das duchas/chuveirinhos/enemas tradicionais, a Xo Xuca vai agir em todo seu intestino, para que nada fique para trás”, fala um trecho da propaganda.

Em nota, a empresa "Xo Xuca Suplementos Naturais" destacou que a resolução divulgada pela Anvisa não compromete a composição e fórmula do produto, assim como a segurança do consumo, a fabricação e o comércio.

"A Xo Xuca ressalta que o órgão apenas apontou equívocos na campanha publicitária do produto e que nenhum cliente fora lesado. A Xo Xuca se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos", destacou.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.