/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Aracruz decreta situação de emergência após falta de chuva

O decreto foi emitido nesta terça-feira (18); município já enfrenta mais de oito meses de estiagem

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação/ Prefeitura
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O município de Aracruz, na região Norte do Espírito Santo, decretou na última terça-feira (18), situação de emergência em situação de estiagem ou escassez hídrica, que já dura mais de oito meses. A situação foi divulgada em um decreto emitido pela Prefeitura do Município.

Segundo a Prefeitura, por conta das secas, estão ocorrendo mortes de bovinos, o que reduziu consideravelmente a produção de leite e derivados, além da diminuição dos níveis de água, rios, lagos e represas na região.

 >> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Houve ainda seca nas pastagens e na cultura de grãos de café, o que ocasionou percas na safra da cafeicultura. Muitos incêndios também aconteceram, afetando pastagens, plantações e vegetações baixas. 

"Em função disso, há grande necessidade de respostas rápidas e medidas como a aquisição de insumos alimentares para os animais, abertura de açudes e de covas, dentre outros", diz a nota da Prefeitura. 

A Prefeitura afirmou que tem ajudado os produtores com o transporte gratuito de alimentos para os animais e a disponibilização de máquinas para a abertura de poços. Entretanto, os prejuízos giram em torno de 50 milhões, por isso, o município necessitará de recursos dos Governos do Estado e Federal. 

Além disso, também foi autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para ações de resposta ao desastre. 

O que diz o governo do ES

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Em nota, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) afirmou que dialoga com os representantes dos principais setores e com outros elos do segmento para o alinhamento das ações de enfrentamento à seca. Veja a nota:

"A orientação inicial é para que os municípios que foram afetados pela forte seca comunique o evento climático e o reconhecimento da situação de emergência junto a Defesa Civil Municipal.

O município de Aracruz decretou situação de emergência nesta terça-feira (18), porém ainda não encaminhou a documentação junto a defesa civil.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Com a documentação será possível buscar junto ao Governo do Estado o repasse de recurso ou ações que possam minimizar a situação no município".

LEIA TAMBÉM: Alerta amarelo: 34 cidades do ES recebem aviso do Inmet por conta da chuva

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.