/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Com risco de óleo do nordeste chegar ao ES, Conceição da Barra cria gabinete de crise

Órgão tem atribuição de elaborar o Plano de Ação e Monitoramento dos efeitos dessa substância nas praias, caso o óleo venha a atingir o balneário

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Zé Fernandes/Prefeitura de Conceição da Barra
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Prefeitura de Conceição da Barra, no norte do Espírito Santo, criou um Gabinete de Crise Emergencial, a fim de agir preventivamente quanto à possibilidade da chegada de vestígios do óleo que vem afetando o litoral nordestino.

O órgão, criado por meio da Portaria nº 319/2019, de 22 de outubro de 2019, tem a atribuição de elaborar o Plano de Ação e Monitoramento dos efeitos dessa substância nas praias do município, caso o produto venha a chegar ao balneário. O Plano de Ação e Monitoramento prevê o desenvolvimento de atividades preventivas e corretivas voltadas a diminuir os impactos nas praias de Conceição da Barra.

Entre as ações previstas, estão:

- Realização de Campanha Educativa e Orientativa com a Sociedade Civil Organizada, incluindo o comércio local, no intuito de evitar difusão de informações na imprensa ou em redes sociais que venham causar impacto negativo na imagem de município como destino turístico;

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

- Aquisição de equipamentos de proteção individual para equipe própria, de voluntários ou terceirizados que eventualmente tenham que ter contato com a sustância;

- Criação do Cadastro Municipal de Voluntários (Pessoa Física ou Jurídica), que queiram apoiar as ações que serão desenvolvidas;

- Treinamento de equipe própria, voluntária e terceirizada para agir de forma organizada, sob a coordenação da Gestão Municipal de Segurança e Defesa Civil;

- Treinamento da equipe da Secretaria de Saúde para eventuais casos de contaminação pela substância;

- Aquisição de estruturas para armazenamento temporário da substância, até que as autoridades competentes prestem orientação quanto à destinação adequada aos resíduos;

- Integração com as ações dos Governos Federal e Estadual no sentido de unir forças para redução de eventuais impactos ambientais, sociais e econômicos.

De acordo com a Prefeitura de Conceição da Barra, diversas outras ações estão sendo planejadas e serão executadas diante da eventual chegada de vestígios da mancha de óleo no litoral do município.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Quem quiser se cadastrar como voluntário ou registrar alguma anormalidade nas praias locais, pode acionar a Administração Municipal mantendo contato com a Gestão de Segurança e Defesa Civil, pelo telefone (27) 98878-9775, ou com a Secretaria de Meio Ambiente, através do telefone (27) 98885-5774.

Manchas de óleo

Especialistas não confirmam a possibilidade do Espírito Santo ser atingido pela mancha de óleo, mas especula-se que o litoral capixaba possa ser afetado. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), ainda não é possível precisar a chegada do óleo ao estado, mas garante que o monitoramento é contínuo. A secretaria informou que está em contato permanente com os gestores costeiros da Bahia e que recebe, a todo momento, informações atualizadas dos órgãos federais de meio ambiente.

As manchas de óleo começaram a aparecer no litoral nordestino, no final de agosto, e desde então vêm se deslocando em direção ao sul. Na terça-feira (22), houve registro da substância em Morro de São Paulo, litoral da Bahia. Além disso, ela já começa a se aproximar do arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia, que detém os bancos de corais de maior diversidade do Atlântico Sul.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

No fim de semana, o óleo foi avistado entre Ilhéus e Itacaré, ao sul da Baía de Todos os Santos. Conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICNMBio), que administra o parque de Abrolhos, as equipes que atuam no monitoramento estão avaliando a região.

Os deslocamentos realizados de barco não constataram a presença do óleo nas imediações. Se forem detectadas manchas, será acionado o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), integrado pela Marinha, Ibama e Agência Nacional do Petróleo, para o envio de barcos e ações de contenção, segundo o ICMBio.

A Marinha informou que o GAA não constatou manchas atingindo Abrolhos. Ainda segundo a Marinha, o navio-patrulha Guaíba partiu das proximidades de Recife, na terça-feira, para retomar as buscas por manchas de óleo no litoral do Nordeste. A cidade da costa mais próxima de Abrolhos é Caravelas, no litoral sul baiano. Segundo a prefeitura as manchas de óleo ainda não tocaram as praias do lugar.

Comitê de Preparação da Crise

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Na última segunda-feira (21), foi realizada uma reunião de alinhamento entre a Seama, Iema, Agerh, Defesa Civil, Ibama, ICMBio e Capitania dos Portos sobre a condução do Plano de Emergência, criado para construir ações preventivas sobre o óleo que avança na costa do nordeste brasileiro.

Na ocasião, foi criado um Comitê de Preparação da Crise, formado por representante da Marinha, do Ibama, do ICMBio e da Seama, que fará a coordenação dos trabalhos. Além disso, foram criados grupos de trabalho com diferentes temática como: Institucional/Municípios, Técnico, Comunicação, Segurança/EPI´s, Fauna, Unidades de Conservação e Logística.

A Seama informou que já está sendo articulada uma reunião com gestores municipais de Conceição da Barra, São Mateus e Linhares para unificação de informações e de ações preventivas. Além disso, segundo a secretaria, será agendada uma visita, de representantes da Seama e do Iema, à Bahia para verificação in loco dos procedimentos de governança e das atividades práticas de recuperação e limpeza das praias e do manuseio da fauna oleada, entre outras. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.