/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Senado dos EUA recebe relatório do FBI sobre passado de juiz indicado

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Casa Branca enviou ao Senado nesta quinta-feira, 4, o novo relatório sobre o passado do indicado à Suprema Corte, Brett Kavanaugh, dando aos legisladores um dia para que possam assimilar o conteúdo confidencial da investigação realizada pelo FBI e, em seguida, tomar uma decisão para a sessão de votação sobre sua nomeação, na sexta-feira.

No entanto, antes que o FBI entregasse os resumos das entrevistas realizadas sobre as acusações de que Kavanaugh teria abusado sexualmente de mulheres, o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, definiu seu voto a favor do juiz. A Casa está polarizada, já que a confirmação de Kavanaugh pode definir o futuro do principal tribunal do país pelos próximos anos.

Atualmente, os republicanos detêm a maioria do Senado, com 51 assentos contra 49 dos democratas. Mas cinco senadores ainda estão indecisos quanto à confirmação da escolha de Kavanaugh, incluindo três republicanos, e seu posicionamento parece depender muito do conteúdo do relatório entregue nesta quinta.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Haverá tempo de sobra para os membros (do Senado) revisarem e se informarem" antes do voto na sexta-feira, disse McConnell. O presidente da Comissão de Justiça no Senado, Chuck Grassley, usou o Twitter para confirmar o recebimento do relatório. "O arquivo suplementar do FBI sobre o juiz Kavanaugh foi recebido", disse.

Para a Casa Branca, o documento contará a favor da confirmação. "Com essa informação adicional, a Casa Branca está totalmente confiante de que o Senado votará para confirmar o juiz Kavanaugh para a Suprema Corte", declarou o porta-voz Raj Shah.

Os legisladores devem começar a ler o relatório nesta manhã. Apenas senadores e um número pequeno de assistentes terão acesso ao documento, mantido em sala segura no complexo do Capitólio. O conteúdo do arquivo não deve ser divulgado.

A entrega do relatório ocorreu sob um ambiente de tensão, com manifestantes protestando contra a confirmação e repórteres aglomerados na entrada do Congresso. Membros da Polícia do Capitólio mantinham a multidão afastada dos senadores, que chegaram a ser assediados e perseguidos por alguns ativistas.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Em meio às reclamações de que alguns legisladores estavam sendo confrontados fora de casa, McConnel afirmou no plenário que os manifestantes eram "parte de um esforço organizado" para atrapalhar a confirmação de Kavanaugh, acrescentando que as manifestações não produzirão resultado. Fonte: Associated Press

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.