/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Internautas criam petição contra fusão dos ministérios do Meio Ambiente e Agricultura

Pelo menos dois abaixo-assinados foram criados após a confirmação da junção. Um deles já possui quase 600 mil assinaturas.

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Após a confirmação da fusão dos ministérios do Meio Ambiente com a Agricultura, diversas entidades disponibilizaram, na internet, petições e abaixo-assinados que se posicionam contra a decisão da equipe de governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

A confirmação da fusão foi divulgada nesta terça-feira (30), pelo deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), confirmado como futuro ministro-chefe da Casa Civil e designado pelo presidente eleito coordenar as atividades de transição por parte do novo governo. Segundo o deputado, a nova gestão terá entre 15 e 16 ministérios.

Durante a campanha política, a proposta de unificação das pastas já era ponto de discordância para muitos. Com a confirmação anunciada, as petições públicas na internet passaram a ganhar o apoio de muitos usuários da rede mundial de computadores.

Até a manhã desta quarta-feira (31), menos de 24 horas após a confirmação, um dos abaixo-assinados, publicado no site Petição Pública, já conta com quase 600 mil assinaturas, sendo este número atualizado a todo o momento. O texto da petição cita diversas ações elaboradas pelo ministério do Meio Ambiente, tais como o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), que promoveu a redução de 84% do desmatamento em 2012 em comparação a 2004 ano de implantação; o plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado), que protege o nosso segundo maior bioma; entre outros.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Por meio de comentários na página da petição, os internautas têm opiniões divergentes sobre a junção dos ministérios. "Eu creio que é possível sim fazer a junção, já que estamos em fase de redução de custos. Acredito que se colocar pessoas bem preparadas e eficientes na execução das obras e de divulgação para conscientização da população e se cada um deixar de buscar somente interesses pessoais e regionais, ou dos próprios departamentos e ministérios, será possível sim", opinou uma delas.

Em resposta ao comentário citado, outro internauta rebateu e exemplificou uma possível consequência da futura unificação. "Essa junção seria similar a, ao invés de ter um departamento de trânsito, o poder de fiscalizar uma infração fosse do próprio motorista. Não funciona porque são interesses opostos. O ministério do Meio Ambiente quer proteger o meio ambiente. Se fosse todo mundo tão consciente como você diz, não precisaríamos lutar pelo desmatamento ilegal que ocorre na Amazônia há anos", sugeriu.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Uma segunda petição, esta publicada no site Change, possui um número menor de assinaturas. Até a manhã desta quarta-feira, cerca de 52 mil internautas aderiram ao abaixo-assinado virtual. Assim como o texto anterior, esta petição justifica o requerimento com dados que afirmam que o Brasil detém o maior patrimônio de biodiversidade do mundo, com 41 mil espécies catalogadas, muito dessa biodiversidade deve ser protegida para o desenvolvimento econômico e científico.



/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.