Cobrança de pedágio em sentido único na Terceira Ponte será definitiva
Com isso, os motoristas que seguirem para Vila Velha continuarão isentos do pagamento. Já os que trafegam no sentido oposto seguirão pagando R$ 2
A cobrança de pedágio em sentido único na Terceira Ponte será definitivo. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (15), data em que terminou o prazo para o estudo da nova forma de cobrança.
Com isso, os motoristas que seguirem no sentido Vitória - Vila Velha continuarão isentos do pagamento de pedágio. Já quem trafegar no sentido oposto seguirá pagando os valores que começaram a vigorar no dia 17 de junho - R$ 2 para automóveis, R$ 1 para motocicletas e R$ 4 para ônibus.
No dia 17 de julho, um mês após o início da nova forma de cobrança, a Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) e a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) optaram por manter a cobrança em sentido único e prorrogar o estudo por mais 90 dias. O prazo para a conclusão desse estudo terminou nesta segunda.
Para o diretor-geral da Arsp, Julio Castiglioni, quando se decidiu pela implantação do sistema unidirecional de cobrança, já era possível prever a ocorrência de melhorias na fluidez do tráfego, mas seria necessário monitorar o comportamento dos motoristas durante o período experimental.
"Não ocorreu qualquer alteração significativa na quantidade de veículos que trafegam diariamente com destino a Vila Velha, sendo que, nos meses de agosto e setembro, houve uma discreta queda no fluxo de 0,05% e 0,18%, respectivamente, quando comparado com os mesmos meses de 2017", informou o diretor.
A equipe técnica da Arsp avaliou os benefícios trazidos pela cobrança unidirecional, concluindo que dois terços dos usuários que trafegam diariamente pela Terceira Ponte com destino a Vila Velha – o que representa mais de 30 mil veículos por dia – foram beneficiados com uma diminuição de cerca de 10% a 12% no tempo de viagem sobre a ponte, haja vista que não necessitam mais parar o veículo, efetuar o pagamento da tarifa, receber o troco e reacelerar na subida da ponte, que tem um aclive sobremaneira acentuado. E, mesmo para aqueles usuários que já utilizavam o sistema de cobrança automática, a cobrança unidirecional passou a evitar a disputa por faixas de rolamento.
"Havia disputa de faixas. Quem saía da Praça do Cauê, por exemplo, precisava se deslocar lateralmente até chegar à extremidade direita da via e ingressar, enfim, na via expressa. Agora não existe mais esta necessidade, uma vez que o motorista poderá acessar qualquer uma das faixas de subida", ressaltou Castiglioni.
Para os demais veículos que trafegam com destino a Vila Velha no horário de pico, ou seja, cerca de 15 mil veículos por dia, os estudos técnicos demonstraram que a percepção de melhoria acarretada pela cobrança unidirecional varia de usuário para usuário e depende de sazonalidades e de ocorrências que já existiam no fluxo da Terceira Ponte.
Observou-se, por exemplo, que a incidência de panes e de acidentes de trânsito, no horário de pico, acarreta piora significativa na fluidez do tráfego, algo que, no entanto, não se relaciona com a cobrança unidirecional implantada desde junho. Da mesma forma, também há diferença de percepção quando se considera o dia da semana observado (com segundas e sextas-feiras sendo potencialmente mais críticas, e terças-feiras sendo mais amenas, em geral), e quando se considera o horário de ingresso na região da Praça do Pedágio (a fluidez do tráfego se comporta melhor no início e no fim do período de pico).