/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

ATENÇÃO! Caso de menina arremessada de moto durante tentativa de sequestro aconteceu em 2017

A tentativa, na verdade, aconteceu há um ano, no dia 17 de maio de 2017, no bairro Jardim Botânico. No entanto, muitos internautas estão compartilhando a notícia como se fosse atual

Thaiz Blunck

Redação Folha Vitória
audima
audima
O caso aconteceu em maio de 2017 
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Os relatos de tentativas de sequestro de crianças na Grande Vitória nas últimas semanas, não só acenderam um alerta para os pais e a polícia, como também colaboraram para o surgimento de muitos boatos e informações antigas nas redes sociais. Uma delas é o caso de uma menina de 10 anos, que foi arremessada de uma moto em movimento após sofrer uma tentativa de sequestro em Cariacica.

A tentativa, na verdade, aconteceu há um ano, no dia 17 de maio de 2017, no bairro Jardim Botânico e a reportagem foi publicada pelo jornal online Folha Vitória no dia seguinte. No entanto, muitos internautas estão compartilhando a notícia como se fosse atual e tivesse alguma relação com os casos relatados recentemente, o que têm deixado a população ainda mais preocupada. 

Na manhã desta quarta-feira (3), a Polícia Civil, através da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), divulgou os desdobramentos das investigações de cinco casos de tentativas de sequestro, todos eles na região da Grande São Pedro, em Vitória. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Na ocasião, o delegado Érico Mangaravite destacou a importância de verificar todas informações que chegam, antes de compartilhar. Segundo ele, além de provocar grande preocupação na população, os boatos acabam também atrapalhando o trabalho da polícia.

"Ao apurar um boato, a equipe de investigação deixa de apurar algo que realmente aconteceu. A recomendação que passamos é sempre apurar a origem da informação. Uma informação confiável é uma que é divulgada por um veículo de imprensa conhecido. Se recebeu uma informação, procure naquele veículo de imprensa, no perfil da rede social, verifique o que está sendo divulgado e nos sites oficiais dos órgãos de segurança, da Polícia Civil, Polícia Militar, da Guarda Municipal, porque qualquer informação confiável vai estar ali. A informação confiável não é aquela que chega por WhatsApp", destacou o delegado.  

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Recomendações da Polícia Civil
1. A orientação mais importante é a seguinte: os pais, mães e demais responsáveis pelas crianças devem sempre orientá-las a não aceitar, em hipótese nenhuma, convites ou propostas de pessoas desconhecidas. Ocorrendo qualquer situação suspeita, as crianças devem estar orientadas a procurar ajuda. Imediatamente, os adultos devem entrar em contato com a polícia pelo telefone 190 e, assim que possível, procurarem uma delegacia de polícia para registrar a ocorrência.

2. Outra orientação de grande importância é não repassar informações que não tenham uma origem confiável. Os boatos atrapalham o trabalho da polícia, que perde tempo ao investigar situações que não ocorreram, e geram um sentimento de pânico. Informações confiáveis são aquelas divulgadas nos sites oficiais das polícias e dos veículos tradicionais de imprensa, conhecidos pelo grande público.

3. Qualquer informação deve ser passada para a Polícia Civil, pelos seguintes meios:

• Pela INTERNET: https://disquedenuncia181.es.gov.br/ - permite inclusive o envio de vídeos e imagens.

• Pelo TELEFONE, de forma anônima: 181

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

• Procurando diretamente a DPCA – Avenida Nossa Senhora da Penha, 2270, Santa Luiza, Vitória/ES – próximo ao DML – Telefone: 3132-1916 e 3132-1917.




/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.