/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Mais de 80 órgãos públicos do Espírito Santo estão fora da rede de esgoto, diz Cesan

A lista com a relação dos locais foi divulgada pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) na última segunda-feira (2)

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) divulgou na última segunda-feira (2), uma lista com todos os endereços de imóveis que têm rede de coleta e tratamento de esgoto disponível, mas não estão ligados à rede. 

Confira a lista completa!

Ao todo, são 49.330 em vários municípios capixabas, sendo que 83 deles são prédios públicos. Na lista estão imóveis das prefeituras da Serra, Vila Velha e Vitória, além de outros municípios que não estão ligados à rede. 

Dos imóveis públicos da Região Metropolitana, 44 estão em Vitória, 5 em Cariacica, 12 na Serra, e 21 em Vila Velha. A Comissão Mista de Reavaliação de Informações do Estado, determinou que a Cesan divulgasse os dados.  A divulgação das informações é regulamentada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP).

Dentre os imóveis que não fizeram ligação à rede de esgoto, em Vitória, estão o Quiosque 07, que fica na Praia de Camburi e a sede dos Correios, localizada na Avenida Leitão da Silva, e o Cemitério de Santo Antônio.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

No município da Serra, o prédio da Ouvidoria, assim como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) também não estão ligados à rede. Em Cariacica, o prédio da própria prefeitura também aparece na lista divulgada pela Cesan, assim como o Pronto Atendimento de Alto Lage, em Cariacica, bem como outras 13 unidades de saúde da Grande Vitória.

O campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), da Serra, aparece na relação da Cesan.

Outro lado

Em matéria publicada no site da Prefeitura de Vitória na última segunda-feira (2), a prefeitura informou que a lista elaborada pela Cesan, a empresa aponta 42 pontos de prédios da PMV sem ligação na rede coletora, e que desses, 22 já estão ligados. Ainda na publicação, a PMV diz que os que ainda não estão interligados à rede pública possuem fossa de filtro e não despejam esgoto "in natura" no meio ambiente e que no início de 2013, eram 137 prédios da administração municipal sem ligação de esgoto.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Por nota enviada à TV Vitória, a Prefeitura da Serra disse que dos 12 imóveis citados pela Cesan, 5 são alugados e que os donos foram notificados e têm 30 dias pra fazer a ligação. A Serra disse ainda que um imóvel foi devolvido, 3 foram ligados à rede, 2 estão em obras e um fica em Vitória.

Os correios informaram que aguardam a finalização das obras na avenida Leitão da Silva para realizar obras na área externa do imóvel.

A Prefeitura Municipal de Vila Velha informou que está fazendo um levantamento de todos os prédios públicos do município para que sejam realizadas as obras necessárias para a ligação na rede de esgoto da Cesan daqueles que ainda não têm o serviço e que assim que o levantamento for concluído, a prefeitura vai divulgar o calendário de obras da adaptação.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

De acordo com o setor de saneamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), a rede de esgoto que atende ao prédio do Palácio Municipal da Prefeitura de Cariacica foi instalada este ano. Por se tratar de uma rede recente, não houve tempo hábil para realizar a devida ligação. Porém, a Prefeitura tem ciência da situação e está se adequando para fazer a devida ligação na rede da Cesan. 

Em nota, o Ifes – Campus Serra, disse que faz o tratamento do esgoto localmente 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06
por meio de fossa filtro e que para fazer a ligação da rede do campus à rede coletora é necessário um projeto específico com avaliação prévia do terreno, para verificar se será preciso construir uma estação elevatória. A avaliação será realizada ainda nesta semana e assim que o projeto estiver pronto, o Ifes da Serra dará início ao processo de licitação da obra. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.