/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Fonoaudiólogas criam projeto que distribui livros literários em Curitiba

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - "O livro é um tesouro com histórias que guardamos na memória. Ele, o livro, pode ir." Esta é uma das premissas do Freguesia do Livro, projeto de Curitiba (PR) idealizado por Josiane Mayr e Ângela Marques Duarte, que recebe e distribui livros literários gratuitamente.

Quando e por que começou o trabalho do Freguesia?

A ideia de facilitar o acesso aos livros nasceu de um desejo de promover leitura entre as pessoas que são leitoras e entre aquelas que ainda não descobriram a leitura. Trabalhamos durante 25 anos como fonoaudiólogas e os livros tinham papel fundamental no desenvolvimento da linguagem dos pacientes. A Freguesia do Livro é uma referência ao compartilhamento de livros justamente porque levamos títulos escolhidos especialmente para as pessoas que irão recebê-los. Mais que doação de livros, nosso foco é o conceito de compartilhamento. Você doa algo que alguém precisa, e esse livro será lido por pessoas que têm pouco acesso a eles.

Qual é o maior desafio? Doação de livros de boa qualidade literária ou em bom estado?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O maior desafio é fazer com que as pessoas leiam e com que os leitores entendam que precisam incentivar seu entorno a ler. A cultura de doação no Brasil parte do princípio de que você doa o que está estragado ou lhe é inútil. Ao contrário, para incentivar leitura é preciso que você cative um novo leitor doando bons livros, com assuntos interessantes e volumes em bom estado.

Do que vocês assistem, o que mais impressiona?

Nosso propósito é mudar a ideia do não leitor que diz "eu não gosto de ler". Achamos que a pessoa ainda não encontrou um livro que combine com ela. Por isso, propomos uma caixa de livros com gêneros variados, possibilitando assim que o indivíduo escolha diferentes livros até encontrar algo que lhe interesse. Porém também é importante o estímulo contínuo: você só vai gostar de ler, lendo. Assim, incentivamos que quem gosta de ler se torne um agente de leitura. É preciso indicar ao colega uma leitura que fez e gostou, afixar uma crônica no quadro de avisos do elevador, comentar sobre artigos que leu, etc. Só acesso ou a enorme quantidade de livros publicados anualmente no Brasil não bastam se não se investirmos na formação de quem deve se interessar por todos esses livros, os leitores. O que mais impressiona? Que exista tanta gente querendo doar livros, que exista tanta gente querendo receber livros.

Vocês usam o termo "consumo consciente do livro". Do que se trata exatamente?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

As pessoas que têm apreço pela leitura em geral têm livros amados. Porém, ser um leitor significa entender as possibilidades que a leitura pode trazer à sua maneira de se relacionar e entender a sua comunidade, o mundo ao seu redor. Incentivamos a doação e a criação de mais leitores e queremos que o mercado editorial compreenda que de nada adianta a publicação de milhares de títulos se não estamos criando leitores melhores. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.