/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Crianças podem entrar em motéis? Após morte em estabelecimento da Serra, conselheiro tutelar explica

Nesta terça-feira, uma menina de 1 ano e 8 meses foi encontrada morta na piscina de um motel na Serra

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O caso da criança de 1 ano e 8 meses que foi encontrada morta, na manhã desta terça-feira (17), na piscina de um motel em Jardim Limoeiro, na Serra, gerou uma discussão: crianças podem entrar em motéis? 

De acordo com o conselheiro tutelar da Serra, Lindeyr Costa, que participou do programa Fala ES, da TV Vitória/Record TV, na tarde desta terça-feira, crianças podem entrar nesse tipo de ambiente desde que estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis legais.

"Não é uma proibição legal. É recomendável, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que as crianças estejam em local protegido, sempre acompanhado dos pais ou responsáveis. Inclusive o estatuto fala que hospedar crianças em hotéis, motéis ou pensões, somente se elas estiverem acompanhadas de um responsável legal. Fora isso, é um crime", destacou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Lindeyr ressaltou ainda que o Conselho Tutelar não tem por obrigação fiscalizar ambientes que normalmente são frequentados por adultos - como é o caso de motéis - e que são os responsáveis legais que têm a obrigação de manter as crianças protegidas.

"A gente ressalta que [um motel] não é um ambiente adequado para uma criança, mas, uma vez que ela esteja acompanhada dos pais, os pais devem de ter a sua vigilância, devem ter sob seu controle o cuidado necessário com criança", afirmou. 

O conselheiro frisou também que esse tipo de caso poderia acontecer em qualquer outro tipo de ambiente. "Q

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04
uero ressaltar que isso não acontece somente em motéis. Pode acontecer em um hotel, em um clube, no condomínio. Inclusive, o Conselho Tutelar sempre é acionado porque, às vezes, os pais deixam as crianças na área pública do condomínio, em uma área de lazer, e que, muitas das vezes, esse local oferece risco. Fomos acionado, há pouco tempo, por um condomínio onde uma criança de 4 anos estava na beira da piscina às 11 horas da noite. Então são riscos que também ocorrem na residência. Também temos casos de crianças que se afogaram em balde. Então a vigilância deve ser constante. Nós, como pais, temos a responsabilidade de guardar as crianças em todas as situações", ressaltou.

Permissão

Após o corpo da criança ter sido encontrado na piscina do motel, a gerência do estabelecimento se pronunciou sobre o caso e afirmou que autorizou a entrada da menina, já que ela estava acompanhada dos pais.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

De acordo com a gerência, o casal chegou ao local na última segunda-feira (16), por volta das 20h30, e a presença da criança só foi identificada por causa de um problema na garagem. Diante disso, foi informado ao casal que a criança não poderia ficar no motel, a não ser que eles fossem os pais e estivessem com documentos de comprovação.

Depois que mostraram a documentação exigida, os dois foram autorizados a ir para o quarto e, por volta das 8 horas, os pais da vítima acionaram o motel para falar sobre o ocorrido. O próprio pai chamou a polícia após encontrar o corpo da criança na piscina e, durante toda a manhã, policiais realizaram perícia no local.

No final da manhã, o casal deixou o motel no carro da Polícia Civil e foi levado para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Vitória, onde será ouvido. Responsáveis pelo motel também devem ser interrogados. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Segundo a polícia, a família é da Bahia e resolveu pernoitar no motel para descansar, já que o destino final era Cariacica. As primeiras informações são de que a criança acordou no meio da noite e foi direto para a piscina, onde caiu e se afogou.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.