/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Pinguins são devolvidos ao mar após tratamento em Florianópolis

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Florianópolis - Com passos incertos, um grupo de 16 pinguins caminharam juntos na manhã desta segunda-feira, 10, em direção ao mar da praia de Moçambique, em Florianópolis. Eram 14 animais jovens e dois adultos que estavam em tratamento há 45 dias no Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) do Parque do Rio Vermelho.

A chegada de pinguins nas praias catarinenses é comum entre junho e outubro. Com o inverno no Hemisfério Sul, centenas destes animais partem das colônias de reprodução na Patagônia, na Argentina, em busca de alimentos. Muitos acabam se perdendo do bando, adoecem e chegam debilitados ao litoral.

O tratamento no Cetas é coordenado pela Fundação Catarinense do Meio Ambiente (Fatma), em conjunto com agentes da Polícia Ambiental e técnicos da Organização Não-Governamental R3. No período em que ficam sob cuidados, eles recebem medicação, alimentação e suplementação de vitaminas até atingirem peso médio de 3,5 kg.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Antes de regressarem ao mar, são medidos e marcados com microchips. Segundo informações da Fatma, no ano passado foram 150 pinguins resgatados e devolvidos ao mar. A fundação orienta que, caso um banhista encontre um pinguim, acione a Polícia Ambiental para tratamento adequado.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.