/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Estudantes ocupam reitoria da Ufes e Colégio Estadual contra PEC 241

O objetivo da PEC estabelecer um limite anual de despesa para os três Poderes, bem como para o Ministério Público da União e para a Defensoria Pública da União

Nenhum
audima
audima
Os manifestantes ocuparam a reitoria no início da noite desta segunda-feira Foto: Divulgação/DCE
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um grupo de estudantes ocupou a sede da reitoria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no início da noite desta segunda-feira (24). Além do campi de Goiabeiras, outro protesto também atinge o Colégio Estadual, em Vitória. A manifestação é contra a aprovação da PEC 241, que deve ser votada nesta terça-feira (25), na Câmara dos Deputados. 

O prédio da reitoria foi tomado pelos estudantes. Na porta, foram colocados cartazes contra a proposta conhecida como a PEC dos gastos públicos ou do teto, cuja iniciativa é do presidente Michel Temer. 

O objetivo da PEC é estabelecer um limite anual de despesa para os três Poderes, bem como para o Ministério Público da União e para a Defensoria Pública da União, a fim de conter a dívida pública.

Na Ufes, há cartazes contra a PEC e também pedindo a saída do presidente da República.

"Mediante a toda conjuntura nacional, nos colocamos em protesto à votação da PEC 241 que propõe entre outras medidas o teto de gastos para Saúde e Educação. A falta de investimentos congelados por 20 anos colocam em risco o Sistema Único de Saúde, assim como as Universidades Públicas e Gratuitas. Tais medidas afetarão principalmente o povo pobre, preto e classes menos privilegiadas marginalizadas de nossa sociedade", diz um trecho da nota assinada pelo Diretório Central dos Estudantes da Ufes (DCE).

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Deliberamos na Assembleia de Ocupação que ocorreu às 19h que permaneceremos ocupando a reitoria. Assim, faremos a exibição ao vivo de toda votação da PEC 241 no Congresso e após isso, convocaremos uma nova Assembleia para definir os caminhos de lutas que a entidade tomará mediante aprovação da PEC 241", acrescentou o diretório.

 

Mais protesto

Manifestantes se concentraram na altura do Palácio Anchieta Foto: Iures Wagmaker ​

Um grupo de manifestantes interditou o trânsito em algumas das principais vias de Vitória, por cerca de duas horas, na tarde desta segunda-feira (24). Eles protestaram contra a PEC 241 e a MP do Ensino Médio. De acordo com a Guarda Municipal de Vitória, o protesto teve início por volta de 14h30 e terminou por volta das 17h30.

De acordo com a Polícia Militar, 1,2 mil pessoas participaram do ato. No entanto, a organização do movimento calculou que 8 mil pessoas estiveram presentes na manifestação.

Por causa do protesto, um grande congestionamento se formou nas principais vias do Centro de Vitória, como a Avenida Jerônimo Monteiro e a Princesa Isabel, e também na Avenida Vitória e Avenida Beira-Mar. De acordo com a Guarda Municipal, o trânsito fluiu melhor nas vias que dão acesso à Enseada do Suá.

Veja a situação do trânsito em tempo real!

Grupo saiu das imediações do Ifes, em Jucutuquara Foto: Reprodução
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Inicialmente os manifestantes se concentraram nas imediações do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da praça de Jucutuquara. Por volta das 15h30, eles saíram em passeata pela Avenida Vitória, no sentido Centro, interditando todas as três faixas da pista. 

Os manifestantes caminharam até o Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, onde se concentraram na Avenida Jerônimo Monteiro. No trajeto, eles pararam em frente à Praça Oito, no Centro, onde participaram de um "aulão" contra a PEC 241. Os manifestantes sentaram na pista para assistir à aula, que foi ministrada por um professor do Ifes.

Manifestantes sentaram na via para participarem de um "aulão" sobre a PEC 241 Foto: Reprodução

Em seguida, eles foram para a frente do Palácio Anchieta, onde representantes de todas as entidades que organizaram a manifestação discursaram para o público.

A manifestação foi organizada pelos estudantes do Ifes e apoiada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - Seção do Instituto Federal do Espírito Santo (Sinasefe Seção Ifes), que convocou todos os trabalhadores para o protesto contra a PEC 241 e a MP do Ensino Médio.

PEC 241

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

A PEC 241, conhecida como PEC dos gastos públicos, é de iniciativa do Chefe do Poder Executivo, Michel Temer, e tem como objetivo estabelecer um limite anual de despesa para os três Poderes, bem como para o Ministério Público da União e para a Defensoria Pública da União, a fim de conter a dívida pública.

De acordo com a referida PEC, a cada ano será permitido gastar o valor despendido nos últimos doze meses, sendo o valor corrigido pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), medida esta que terá validade por vinte anos, a contar de 2017. Ressalta-se, no entanto, que no nono ano de aplicação, o Presidente da República poderá propor uma alteração nas regras de cálculo do teto das despesas.

A PEC causa grande polêmica, principalmente, porque o limite dos gastos será aplicado, também, às áreas da saúde e da educação, sendo que para tais esferas a regra começa a valer somente em 2018, se aprovada.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.