/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Sul do Estado pode virar referência em tratamento para lábio leporino

São José do Calçado pode ser o lugar ideal, pois está posicionado próximo a duas cidades que têm curso de Medicina: Itaperuna (RJ) e Manhuaçu (MG); e de Cachoeiro, que receberá a graduação

Nenhum
audima
audima
Atualmente, as pessoas com fissuras labiopalatais têm que recorrer ao município paulistano de Bauru. Foto: Reprodução
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Tornar o Espírito Santo referência no tratamento de pacientes com fissuras labiopalatais, também conhecidas como lábio leporino, é a pauta da Assembleia Legislativa, por meio do deputado Rodrigo Coelho, nesta semana. Ele articula para que o serviço de saúde seja ofertado no Hospital de São José do Calçado, no Sul do Estado.

O deputado, junto com a ortodontista Lígia Almeida, apresentou ao secretário estadual de Saúde, Ricardo de Oliveira, nesta segunda-feira (26) um panorama logístico que credencia São José do Calçado a oferecer a reabilitação a pacientes com abertura na região dos lábios. 

“São José do Calçado está posicionado próximo a duas cidades que têm curso de Medicina: Itaperuna (RJ) e Manhuaçu (MG); e de Cachoeiro de Itapemirim, que receberá a graduação. Sem dúvida, esta escolha levará desenvolvimento para a região, a contar com esta nova vocação”, avalia Coelho.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Atualmente, as pessoas com fissuras labiopalatais têm que recorrer ao município paulistano de Bauru para se submeter ao tratamento. “O secretário Ricardo de Oliveira considerou excelente a nossa sugestão. A definição dependerá de aval do Ministério da Saúde”, ressalta Coelho.

Labiopalatais 

A fissura labial e a fenda palatina, conhecidas popularmente como lábio leporino e goela de lobo, são malformações congênitas, de apresentação variável, que ocorrem durante o desenvolvimento do embrião. 

Trata-se de uma abertura que começa sempre na lateral do lábio superior, dividindo-o em dois segmentos. Essa falha no fechamento das estruturas pode restringir-se ao lábio ou estender-se até o sulco entre os dentes incisivo lateral e canino, atingir a gengiva, o maxilar superior e alcançar o nariz.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.