/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Aparelhos vão medir volume de água da chuva e alertar moradores em nove bairros de VV

Segundo Fabiana Maioral, secretária de Prevenção e Combate à Violência de Vila Velha, os pluviômetros enviam dados em tempo real à Defesa Civil

Nenhum
audima
audima
Foto: Divulgação/Prefeitura
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Prefeitura de Vila Velha instalou, neste ano, nove pluviômetros, distribuídos por toda a cidade, para monitorar o volume de chuva que cai no município. Os equipamentos foram instalados dentro do programa Pluviômetros nas Comunidades, da Cemaden, que tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.

Segundo Fabiana Maioral, secretária de Prevenção e Combate à Violência de Vila Velha, os pluviômetros enviam dados em tempo real à Defesa Civil. “Com a instalação desses equipamentos, a Defesa Civil Municipal terá um controle maior sobre o efeito das variações climáticas, o que resulta em um trabalho preventivo ainda melhor. Isso contribuirá nas tomadas de decisões da equipe e na preparação da população em possíveis estados de atenção ou alerta”, explica.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Fabiana destaca ainda que as informações, em tempo real, geradas por cada equipamento, estão disponíveis também à população. “Existe um link que a população pode acessar as informações de cada pluviômetro separadamente. E esse acesso é gratuito”, finaliza.

Os bairros e locais onde foram instalados os equipamentos são: Aribiri, Centro, Coqueiral de Itaparica, Divino Espírito Santo, Guaranhus, Jaburuna, Terra Vermelha, Vale Encantado e ainda, no 38º Batalhão de Infantaria. Para ter acesso às medições dos pluviômetros, basta clicar aqui.

Como funciona

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos instalados pelo Cemaden enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar.

Os aparelhos conseguem indicar o volume em litros de água que caíram em um metro quadrado de área. Sendo assim, uma chuva de 20 mm corresponderá à precipitação de 20 litros de água por metro quadrado.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.