/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Previsão do tempo: saiba como serão os primeiros dias de setembro no ES

Mês começa com estado em alerta para a baixa umidade do ar e a previsão de uma nova onda de calor

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Setembro começou com a expectativa para a chegada de uma nova massa de ar e uma onda de calor em parte do país. No Espírito Santo, a mudança no tempo já deve ser sentida nesses primeiros dias do mês. 

O Estado está em alerta por conta da baixa umidade do ar, provocada por uma massa de ar que estabilizou na região e deixa o ar quente e seco.

LEIA TAMBÉM: 

>> Inmet emite alerta amarelo para baixa umidade para cidades do Sul do ES

>> O que é VPN, recurso limitado em suspensão do X e que gerou polêmica

>> Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 30 milhões no próximo sorteio

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta semana, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% à tarde em todo o oeste capixaba e cair para menos de 20% nas regiões Sul, Serrana e Noroeste.

Os ventos devem ser de intensidade moderada no litoral, com possíveis rajadas em algumas praias.

As temperaturas devem seguir estáveis em todas as regiões capixabas, com manhãs e noites com mínimas que variam de 12ºC a 21ºC. Durante o dia, o calor deve predominar e os termômetros podem marcar até 31ºC.

Carregando...

Onda de calor chega ao ES em setembro

Nas semanas seguintes, uma nova onda de calor deve elevar as temperaturas em 5ºC acima da média para o período.

De acordo com o Instituto Climatempo, as ondas de calor são comuns em grande parte do Brasil durante este período do ano.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Com o passar dos anos, esses fenômenos têm se tornado mais intensos e mais longos. Esta pode ser a onda de calor mais forte do ano até o momento.

Os modelos meteorológicos apontam que este ano o período deve ser maior e é possível que em algumas áreas o calor persista para além da segunda quinzena de setembro. Isso faz com que a expectativa de chuva também aumente para metade de setembro e início de outubro.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.